Foto: Globo/Fábio Rocha
Como analisar a trajetória de Davi, que conquistou o posto de protagonista do BBB24? O Estadão convidou especialistas para avaliar como o baiano vem se comportando no programa. Veja:
Foto: Reprodução de vídeo/Rede Globo
A psicóloga Paloma Muniz, da equipe do reality La Maison - Drag me as a Queen, do canal E!, explica quais características remetem aos principais arquétipos e como eles se manifestam nos jogadores do Big Brother Brasil.
Foto: Reprodução de Vídeo / Rede Globo
No BBB, um vilão pode ser aquele participante que busca prejudicar os outros, manipular situações em seu próprio benefício e agir de forma desonesta para alcançar seus objetivos no jogo.
Foto: Reprodução de 'BBB 24' (2024)/TV Globo
No programa, um mocinho pode ser aquele participante que defende os valores morais, apoia os colegas de confinamento e busca resolver conflitos de forma pacífica e justa.
Foto: Reprodução de vídeo/ @bbb via X
Um típico jogador no BBB pode ser aquele que utiliza estratégias complexas para avançar no jogo, formando alianças, manipulando votos e aproveitando oportunidades para garantir sua permanência no programa.
Foto: Reprodução/Globoplay
Na perspectiva da apresentadora Ju Nogueira, que comenta BBB no canal Já Contei?, o baiano transita pelos três rótulos, mas o arquétipo do jogador nato acaba se sobrepondo na figura de Davi. “É um personagem que o público gosta de assistir e acompanhar, porque tem narrativa, autenticidade e sangue no olho. Os apaixonados por reality buscam isso em um só jogador há tempos”, pondera.
Foto: Via Instagram/@manireggo
A popularidade crescente de Davi com a audiência se dá pela identificação do público. “Ressoa com narrativas mais profundas de representatividade e empatia. Quantos jovens periféricos não se veem refletidos na história dele?”, refletiu Paloma.
Foto: Reprodução de Vídeo / Rede Globo
“Enquanto suas polêmicas, brigas e estratégias de jogo contribuem para a dinâmica do programa, mantendo os espectadores engajados, sua presença na casa desafia estereótipos e promove discussões sobre questões sociais e raciais, gerando um impacto que vai além do entretenimento”, resume a psicóloga.
Foto: Reprodução de 'BBB 24' (2024)/Globoplay
Quer saber mais sobre BBB24?
Dora Guerra
Sabrina Legramandi e Gabriela Caputo