Foto: Globo/Divulgação

Antes e depois

Atores dos anos 1980, 1990 e 2000 que ‘sumiram’ da TV

Diversos artistas fizeram personagens marcantes em novelas e outros programas de TV em décadas passadas, mas estão afastados do grande público há algum tempo. Confira a seguir como estão alguns deles e o que fazem hoje em dia.

Foto: Fabricio Mota/TV Globo/Divulgação

Cecilia Dassi

A atriz participou de diversas novelas entre o final dos anos 1990 - ainda como atriz mirim, como a Sandrinha, de Por Amor - e o começo dos anos 2000. As últimas foram Três Irmãs (2008) e Viver a Vida (2009).

Foto: Instagram/@cecilia.dassi

Cecilia Dassi

No início da década de 2010, a atriz trocou a dramaturgia pela psicologia, área na qual trabalha desde então. Ela atualmente mantém um perfil no Instagram com quase 350 mil seguidores no qual fala sobre saúde mental.

Foto: Rede Globo / Divulgação

Carlos Alberto Riccelli

Lembrado por novelas como Vale Tudo (1988) e Riacho Doce (1990), o ator perdeu o destaque ao fim da década de 1980. Já relatou que foi se afastando das novelas ao se dedicar a outras atividades, como diretor e produtor, e os convites acabaram cessando.

Foto: Iara Morselli/Estadão (2023)

Carlos Alberto Riccelli

Entre seus trabalhos mais recentes, a série A Vida Secreta dos Casais, que dirigiu e atuou, ao lado da mulher, Bruna Lombardi, no canal pago HBO. Na TV aberta, fez uma participação em Guerra dos Sexos (2012), quando reencontrou em cena Glória Pires, sua parceira em Vale Tudo.

Foto: Xicão Jonve

Erik Marmo

Ainda jovem, surgiu em Malhação e Sandy e Junior no começo dos anos 2000, conseguindo destaque contracenando com Carolina Dieckmann em Mulheres Apaixonadas. Na foto, em gravação de clipe com Wanessa Camargo.

Foto: Instagram/@erik.marmo

Erik Marmo

O ator se mudou para Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2014. Ao Gshow, recentemente, declarou que, por lá, além de ator, trabalha como “apresentador, dublador, produtor, video maker, coach de futebol, gerencio redes sociais, modelo e até entregador de flores”.

Foto: Fernando Marques/Estadão

Lala Deheinzelin

A atriz ficou marcada na virada dos anos 1980 para os 1990 por seus trabalhos em Vale Tudo e A História de Ana Raio e Zé Trovão.

Foto: Instagram/@laladeheinzelin

Lala Deheinzelin

Longe da TV e do cinema, a ex-atriz se define como consultora de economias criativas e especialista em “futurismo e fluxonomia”, e se mantém ativa nas redes sociais e YouTube falando sobre os temas.

Foto: Reprodução de cena da novela 'Corpo Dourado' (1998)/TV Globo

Gerson Brenner

O ator ficou marcado por seu papel como Gérson na novela Rainha da Sucata, e fez diversos outros trabalhos na televisão até 1998, quando vivia Jorginho, em Corpo Dourado.

Foto: YouTube/@Domingo Espetacular

Gerson Brenner

Em 1998, o ator foi vítima de um assalto e levou um tiro na cabeça, que lhe deixou sequelas de saúde até hoje, com fala e locomoção comprometidas. Na ocasião, fez cirurgias e ficou 23 dias em coma. Ele passa boa parte dos dias em sua casa, onde é cuidado por familiares.

Foto: Globo/Divulgação

Serginho Hondjakoff

Após alguns trabalhos na infância, o ator ficou marcado pelas cinco temporadas de Malhação em que interpretou o personagem Cabeção. Ele ainda chegou a fazer novelas como Pé na Jaca e, na Record, Bela, A Feia, mas não deu continuidade aos trabalhos na TV.

Foto: Instagram/@serginhohondjakoff

Serginho Hondjakoff

Nos últimos anos, Serginho apareceu na mídia algumas vezes falando sobre sua luta contra a dependência química, e também lançou projetos musicais. Também se mantém ativo no Instagram, onde tem mais de 600 mil seguidores.

Foto: Arquivo/Estadão

Lídia Brondi

Lídia Brondi foi presença frequente na TV brasileira entre os anos 1970 e 1980, fazendo parte de novelas como Dancin’ Days, Baila Comigo, Roque Santeiro, Vale Tudo e Tieta.

Foto: Instagram/@cassiogabus

Lídia Brondi

Afastada das telas desde 1990, quando esteve no elenco de Meu Bem, Meu Mal, decidiu abrir um consultório de psicologia, área na qual trabalha até hoje. Ela segue casada com o também ator Cássio Gabus Mendes.

Foto: Bazilio Calazans/DIVULGACAO

Cristina Prochaska

Conhecida principalmente por seus personagens em Vale Tudo e Que Rei Sou Eu, a atriz foi presença constante em novelas nos anos 1980, 1990 e 2000.

Foto: Instagram/@cristinaprochaska

Cristina Prochaska

Afastada das novelas desde o fim da década de 2000, a artista resolveu apostar na carreira de fotógrafa.

Foto: Acervo/ TV Globo

Projeto Fragmentos: Globoplay resgata novelas clássicas incompletas com trechos perdidos.

Veja lista

Reportagem

André Carlos Zorzi

Produção

André Carlos Zorzi

Veja mais Web Stories