Foto: Russia via X
Ao longo dos 128 anos dos Jogos Olímpicos modernos, uma série de mulheres entraram para a história em suas respectivas modalidades. O Estadão separa a seguir as mais vitoriosas em suas carreiras olímpicas.
Foto: Jewel Samad/AFP
Allyson Felix, dos Estados Unidos, abre a lista. Ela recebeu 11 medalhas no atletismo desde 2004, sendo sete ouros, três pratas e somente um bronze.
Foto: Site oficial do COI
Entre 1960 e 1968, Věra Čáslavská, da ginástica artística da antiga Checoslováquia, conseguiu 11 medalhas olímpicas. Dessas, sete são de ouro e quatro são de prata.
Foto: Stefan Lafrentz/WRFC
Da Alemanha, Isabell Werth, da equitação, subiu ao pódio olímpico 12 vezes, duas delas em Tóquio. Ela possui, no total, sete medalhas de ouro e cinco de prata.
Foto: Divulgação/ Team USA
Também com 12 medalhas, a nadadora americana Jenny Thompson está a frente no número de ouros. Com oito ouros, ela tem ainda três pratas e um bronze.
Foto: Wikimedia Commons
A canoísta alemã Birgit Fischer assume a segunda colocação do ranking. Com 12 medalhas conquistadas entre as edições de 1980 e 2004, a atleta possui oito ouros e quatro pratas.
Foto: Arquivo/Estadão
Líder isolada do quadro de medalhas feminino, a ginasta da antiga União Soviética Larisa Latynina acumula 18 medalhas. São nove de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.
Foto: Jung Yeon-je/AFP
Confira a cobertura completa dos Jogos Olímpicos de Paris no Estadão.
Murillo César Alves
Ingrid Gonzaga