Foto: Arquivo/AE

ESPORTES OLÍMPICOS

Campeãs: veja lista de mulheres que deixaram sua marca no esporte brasileiro

Campeãs olímpicas, mundiais e de torneios relevantes fizeram história e são figuras inesquecíveis para o País

Foto: Arquivo/AE

Maria Esther Bueno

Maior tenista da história do Brasil, Maria Esther Bueno venceu três vezes o Torneio de Wimbledon, quatro vezes US Open e ainda foi ouro no Pan de 1963. Ela morreu em 2018, aos 78 anos.

Foto: Leandro Lopes/CBF

Marta

Rainha do futebol, Marta foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo e ganhou duas medalhas de prata em Olimpíadas. Atualmente, joga no Orlando Pride, dos EUA.

Foto: LULUDI/AE

Hortência

Campeã pan-americana e medalhista de prata nos Jogos de Atlanta-1996, Hortência liderou a seleção brasileira de basquete na companhia de Magic Paula e marcou época.

Foto: Wander Roberto/COB

Rebeca Andrade

Campeã olímpica no salto, Rebeca Andrade coroou a ginástica artística brasileira e promete buscar mais pódios em Paris-2024.

Foto: Luludi/AE

Jackie Silva e Sandra Pires

Primeiras brasileiras a conquistar uma medalha de ouro em Olimpíadas, Jackie e Sandra foram pioneiras no vôlei de praia e inspiram gerações.

Foto: Fabio Motta/Estadão

Fofão

Representante de uma geração histórica do vôlei, Fofão liderou o Brasil e faturou três medalhas olímpicas, sendo dois bronzes (Atlanta-1996 e Sydney-2000) e um ouro (Pequim-2008).

Foto: Jonne Roriz/COB

Martine Grael e Kahena Kunze

Bicampeãs olímpicas e campeãs mundiais, Martine Grael e Kahena Kunze são ícones da vela mundial e podem levar o Brasil ao pódio novamente nos Jogos de Paris-2024.

Foto: Sodre Satiro/Acerto Estadão

Maria Lenk

Com 17 anos, Maria Lenk foi a 1ª sul-americana a participar de uma Olímpiada, em 1932. Foi a única atleta do Brasil a entrar para o Hall da Fama da natação e introduziu o nado borboleta em competições. Morreu em 2007, aos 92 anos.

Foto: Alaor Filho/COB

Rafaela Silva

Bicampeã mundial e campeã olímpica, Rafaela Silva ficou afastada do judô por dois anos por doping, mas já voltou às competições e tem condição de levar o País ao pódio em Paris.

Foto: Jonne Roriz/Estadão

Maurren Maggi

Maurren surpreendeu o mundo ao faturar a medalha de ouro no salto em distância dos Jogos de Pequim-2008. Ela foi candidata a senadora, vereadora e deputada federal nas últimas três eleições, mas foi derrotada nas urnas em todas.

Foto: Michel Euler/AP

Quer saber mais sobre os Jogos Olímpicos de Paris-2024?

Clique aqui

Foto: Dimitar Dilkoff/ AFP

Produção

Redação

Veja mais web stories