Foto: @nenehilario_42 via Instagram
A principal liga de basquete do mundo retorna para a temporada 2024/2025 nesta terça-feira. Às vésperas desse início, o Estadão seleciona os cinco maiores brasileiros que participaram da competição.
Foto: Gaspar Nóbrega/CBB
Depois de ser draftado pelo Atlanta Hawks em 2013, Raulzinho só foi estrear de fato na NBA em 2015/2016, pelo Uttah Jazz. Teve passagens pelo Philadelphia 76ers e o Washington Wizards, e participou do All Star Game em 2016, no duelo de novatos e segundanistas.
Foto: Reprodução / Site Oficial NBA
Um dos poucos brasileiros que conseguiu ser campeão na NBA, Splitter disputou sete temporadas, mas que foram o suficiente para colocar seu nome na história da NBA. Teve passagens pelo San Antonio Spurs (onde foi campeão em 2013/2014), Hawks e 76ers.
Foto: Estadão
Um dos primeiros nomes que vêm a cabeça quando se pensa em brasileiros na NBA. Ídolo no Cleveland Cavaliers, Varejão disputou 14 temporadas na liga. No ano em que deixou a franquia, para se juntar ao Golden State Warriors, os Cavs se sagraram campeão (2015/2016).
Foto: JORGE BEVILACQUA / undefined
Depois de Splitter, Leandrinho é o outro nome brasileiro que se sagrou campeão da NBA – pelo Golden State Warriors, em 2014/2015. Ao longo de sua carreira, teve passagem pelo Phoenix Suns, Toronto Raptors, Indiana Pacers e Boston Celtics, além do Warriors.
Foto: @nenehilario_42 via Instagram
Draftado em 2002, pelo Denver Nuggets, Nenê se consolidou na liga, com uma carreira tão longeva quanto a de Varejão. Com uma média de 12 pontos por jogo, é o outro brasileiro que, ao lado de Raulzinho, participou do fim de semana do All Star Game.
Foto: @lewisfamily9 via Instagram
5 times da NBA que não existem mais
Murillo César Alves
Ingrid Gonzaga