Foto: Felipe Rau/Estadão
Com origens na Índia e no Renascimento, jogo impacta e faz parte da cultura da sociedade contemporânea. Veja dicas de filmes e séries.
Foto: Phil Bray/Netflix
Produção original da Netflix, a série foi lançada em 2020 e conquistou uma legião de fãs. Foi a vencedora do Globo de Ouro de melhor minissérie e melhor atriz de minissérie (Anya Taylor-Joy).
Foto: Divulgação/Endgame
Produção canadense, a série conta a trama de Arkady Balagan (Shawn Doyle), gênio do xadrez. O personagem passa a usar a sua capacidade para resolver crimes e conseguir dinheiro para arcar com suas dívidas.
Foto: Reprodução/Disney+
Vencedora do Oscar de melhor curta de animação em 1998, a produção foi originalmente lançada como abertura para o filme “Vida de Inseto”, em 1997, primeiro filme da Pixar, disponível no Disney+.
Foto: Reprodução/Disney+
Lançada em 2016, a trama, disponível no Disney+, se passa em Uganda e acompanha a jornada de Phiona Mutesi (Madina Nalwanga). A jovem tem como objetivo se tornar a melhor jogadora de xadrez do mundo.
Foto: Reprodução/Netflix
Lançada em 2019, a produção polonesa mostra um professor de matemática, obrigado pelo governo dos EUA, a atuar como um espião em Varsóvia, capital da Polônia. O filme está disponível na Netflix.
Foto: Alex Silva/Estadão
Dirigido por Caroline Bottaro, o filme conta a história de Hélène, uma tímida arrumadeira de um hotel que um dia encontra um casal jogando xadrez. Admirada pelo jogo, a personagem decide aprendê-lo com a ajuda de Kröger, um americano recluso.
Foto: Divulgação/PlayArte Pictures
A obra se passa na Guerra Fria. O filme mostra o relato de vida de um jovem que se tornou um dos maiores jogadores de xadrez do mundo, o norte-americano Bobby Fischer.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Quer saber mais sobre xadrez?
Foto: Taba Benedicto/Estadão
Felipe Alencar
Felipe Alencar