Foto: Divulgação/Instagram @aitanabonmati
A ESPN divulgou nesta quarta-feira o ESPN FC Women’s Rank, lista organizada há três anos que reúne as 50 melhores jogadoras do mundo. 18 jornalistas votaram este ano. Veja quem faz parte do top-10.
Foto: Divulgação/Instagram @aitanabonmati
Depois de ganhar a Bola de Ouro em 2024 pelo segundo ano consecutivo, Aitana Bonmatí, do Barcelona, também foi eleita a melhor jogadora do mundo pela votação da ESPN.
Foto: Divulgação/Instagram @naomi_girma
Em segundo lugar ficou Naomi Girma, do San Diego Wave. A americana de 24 anos é a única zagueira entre as 10 primeiras.
Foto: Divulgação/Instagram @barbrabandaofficial
A atacante do Orlando Pride, Barbra Band ficou em terceiro lugar, completando o pódio. A jogadora da Zâmbia é um dos destaques da equipe e coleciona boas temporadas pelo clube e pela seleção nacional.
Foto: Divulgação/Instagram @graham95
Caroline Graham Hansen, da Noruega, ficou em quarto lugar. Na temporada passada a atacante do Barcelona marcou 21 gols em 25 partidas na Liga Feminina.
Foto: Divulgação/Instagram @sophsssmith
Foi da americana Sophia Smith o gol que classificou os Estados Unidos para a final das Olimpíadas de Paris. As boas atuações da jogadora do Portland Thorns lhe renderam o quinto lugar na lista.
Foto: Divulgação/Instagram @bunnyshaw
Em sexto está Bunny Shaw, do Manchester City. A jamaicana é considerada uma das atacantes mais completas que jogam no futebol europeu atualmente.
Foto: Divulgação/Instagram @mariona8co
A espanhola Mariona Caldentey ficou em sétimo lugar. Ela trocou o Barcelona pelo Arsenal na última temporada e subiu 23 posições no ranking em relação ao ano passado, quando figurou em 30º na lista.
Foto: Divulgação/Instagram @trinity_rodman
Trinity Rodman, que ficou em oitavo lugar, foi uma das poucas jogadoras que permaneceu depois da reformulação na seleção dos Estados Unidos. A atacante do Washington Spirit é a quinta com mais participações em gol na liga nacional (14).
Foto: Divulgação/Instagram @keirawalsh
A meio-campista inglesa Keira Walsh ficou em nono lugar. Sua transferência do Manchester City para o Barcelona por 400 mil euros em 2022 fez com que ela se tornasse a jogadora mais cara do mundo.
Foto: Divulgação/Instagram @lj10
Fechando o top-10 está Lauren James. A atacante é uma das referências da seleção inglesa e do Chelsea. As boas atuações na temporada passada lhe renderam o décimo lugar da lista.
Foto: Divulgação/Instagram @bunnyshaw
Quer saber tudo sobre futebol feminino?
Foto: Divulgação/Instagram @barbrabandaofficial
Leticia Quadros