Foto: Pedro Souza/Atlético-MG
Equipe de Esportes do ‘Estadão’ mostra quem deixou a desejar nesta temporada no cenário nacional.
Foto: Assessoria de Comunicação/Cuiabá
O Cuiabá teve a pior média de público do Campeonato Brasileiro, com 5.732 torcedores por partida. Dentro de campo, o time também não correspondeu e caiu para a Série B.
Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
O time paulista fez uma temporada abaixo das expectativas. Eliminado no Campeonato Paulista, na Libertadores, na Sul-Americana e na Copa do Brasil, o Red Bull Bragantino escapou da degola no Brasileirão na última rodada.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão
Após viver um ano mágico com o Fluminense em 2023, Fernando Diniz teve um 2024 para ser esquecido. O treinador foi demitido do clube carioca e da seleção brasileira. No Cruzeiro, perdeu a final da Copa Sul-Americana e não conseguiu levar o time para a Libertadores de 2025.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Comandando um elenco muito forte no Flamengo, existia uma expectativa enorme com o trabalho de Tite no clube carioca. Mas isso não se concretizou. O treinador até venceu o Campeonato Carioca, mas acabou demitido no final de setembro após resultados decepcionantes.
Foto: Felipe Rau/Estadão
O time carioca teve um ano de 2024 complicado. A temporada começou promissora com o título da Recopa Sul-Americana sobre a LDU. Mas a equipe desandou. O Fluminense correu sério risco de rebaixamento no Brasileirão, se livrando no último jogo, após bater o Palmeiras.
Foto: Pedro Souza/Atlético-MG
O Atlético-MG foi campeão estadual e chegou nas decisões da Libertadores e da Copa do Brasil. Mas a reta final no ano foi frustrante. O time mineiro perdeu as duas finais. Além disso, correu risco de rebaixamento no Brasileirão e não conseguiu um lugar na Libertadores de 2025.
Foto: Divulgação/Athletico-PR
A temporada foi desastrosa para o Athletico-PR. O clube caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro no ano do centenário. O Athletico-PR retorna para a Segunda Divisão após 12 anos.
Foto: Joilson Marconne/CBF
A seleção brasileira olímpica não conseguiu a classificação para os Jogos de Paris neste ano de 2024. O time nacional ficou atrás de Argentina e Paraguai no Pré-Olímpico. Foi a primeira vez nos últimos 20 anos que o Brasil ficou fora da Olimpíada no futebol masculino.
Foto: Wilton Junior/Estadão
A temporada da seleção brasileira masculina principal foi decepcionante. Foram 14 jogos, com seis vitórias, sete empates e uma derrota. O Brasil caiu nas quartas da Copa América para o Uruguai. Nas Eliminatórias para a Copa de 2026, fecha o ano no modesto quinto lugar.
Foto: Pedro Souza/Atlético-MG
Quer saber mais sobre o futebol brasileiro?
Foto: Wilton Junior/Estadão
Felipe Alencar
Felipe Alencar