Foto: Mike Stewart/AP

Futebol

As glórias e os vexames de Messi pela Argentina

Apesar de ser o jogador com mais títulos no futebol, argentino possuía desempenho inconstante com sua seleção

Foto: Dale Zanine/USA TODAY Sports via Reuters Con

As glórias: Copa América de 2021

Quebrando o jejum da Argentina de quase trinta anos sem título na Copa América, Messi levantou pela primeira vez a taça do torneio de seleções americanas em 2021, tornando a equipe, junto com o Uruguai, a maior vencedora do campeonato.

Foto: Messi/Instagram

Copa do Mundo de 2022

Para calar as críticas dos que ainda questionavam sua atuação pela Argentina, Lionel Messi finalmente conquistou sua primeira Copa no Catar — resultado que rendeu a ele o prêmio de melhor jogador do torneio e, mais tarde, uma Bola de Ouro.

Foto: Hector Vivas/HECTOR VIVAS

Copa dos Campeões de 2022

Na volta da Finalíssima, que havia sido disputada pela última vez em 1993, a equipe argentina, então campeã da Copa América, bateu a campeã da Eurocopa daquela temporada, a Itália.

Foto: Alex Silva / Estadão

Os vexames: Copa do Mundo de 2014

Pela primeira vez próximo de conquistar sua primeira Copa, Messi, junto com os demais argentinos, foi derrotado pela Alemanha (que havia destruído o Brasil na fase anterior da competição) por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação.

Foto: Alex Silva/Estadão

Copa América de 2019

Em uma espécie de final adiantada, a Argentina enfrentou os anfitriões brasileiros pela semifinal do torneio. Messi, que ainda não havia vencido uma Copa América, mais uma vez saiu derrotado, vendo o Brasil, com gols de Jesus e Firmino, avançar à final que venceria.

Foto: Dale Zanine/USA TODAY Sports via Reuters Con

Copa do Mundo de 2018

Depois de passar por uma fase de grupos difícil (em que a Croácia avançou como líder do grupo D), a Argentina de Messi não foi capaz de superar a França de Mbappé já nas oitavas-de-final. A partida terminou com a vitória francesa por 4 a 3.

Foto: Hector Vivas/HECTOR VIVAS

Acompanhe a Copa América

Leia aqui

Foto: Mike Stewart/AP

Produção

Ingrid Gonzaga