Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Futebol Feminino

As maiores jogadoras da história do Brasil no futebol feminino

O futebol de mulheres no Brasil é marcado pela presença de jogadoras que deixaram seus nomes na história. Veja quem são as maiores atletas que vestiram a camisa da seleção.

Foto: ALEXANDRE LOUREIRO-COB

Marta

Em primeiro lugar está Marta, que não atoa tem o apelido de “Rainha do Futebol”. Foi a única jogadora a estar presente em todas as finais que o Brasil disputou: 3 em Olimpíadas (2004, 2008 e 2024) e 1 em Copa do Mundo (2007). Apesar de não ter conquistado o título, marcou seu legado com a camisa canarinha. Foi ouro com o Brasil no Pan de 2003 e 2007.

Foto: Divulgação/Instagram @selecaofemininadefutebol

Sissi

Conhecida como “Imperatriz”, Sissi fez parte da primeira seleção brasileira feminina, em 1988. É uma das precursoras do futebol feminino no país, e abriu portas para as futuras gerações de mulheres jogadoras.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Formiga

É de Formiga o recorde de jogos pela seleção - entre homens e mulheres - tendo vestido a camisa do Brasil em 234 oportunidades. Também é a jogadora com maior presença em Copas do Mundo, tendo estado no torneio 7 vezes.

Foto: Divulgação

Pretinha

Jogou a primeira Copa do Mundo, em 1991 e foi a primeira atleta do Brasil a marcar um gol em uma Olimpíada. Também foi a primeira artilheira do país na competição.

Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Cristiane

É a maior artilheira de Olimpíadas, entre homens e mulheres, tendo anotado 14 bolas na rede. Disputou cinco Copas do Mundo e é a segunda das jogadora que mais marcou pela seleção, com 79 gols.

Foto: Reprodução/Museu do Futebol

Katia Cilene

Foi uma das atletas que ajudou a levar o nome do Brasil para outros países ao ser a primeira estrangeira a ser artilheira nos Estados Unidos e na França. É medalhista de prata na Copa do Mundo de 2007 e de ouro no Pan disputado no mesmo ano.

Foto: Divulgação/Instagram @roselidebelo

Roseli

Foi uma das atletas a participar da primeira formação da seleção brasileira e esteve na primeira participação olímpica do futebol feminino do Brasil em 1996, em Atlanta.

Foto: Divulgação/Instagram @selecaofemininadefutebol

Rosana

Foi prata com o Brasil nas Olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008. Também conquistou o ouro no Pan de 2007, no Rio, e tem ainda uma prata no Pan de 2011, em Guadalajara.

Foto: Divulgação

Michael Jackson

Fez parte da primeira seleção a disputar uma Copa do Mundo, em 1991, e uma Olimpíada, em 1996. Também é considerada uma das precursoras do esporte em uma época de muito preconceito.

Foto: Paulo Pinto/Estadao

Daniela Alves

Marcou seis gols no Pan de 2007, no Rio, onde o Brasil foi campeão. Foi considerada a sexta melhor jogadora do mundo.

Foto: Rafael Ribeiro/RAFAEL RIBEIRO/CBF

Texto

Leticia Quadros