Foto: Alex Silva/Estadão
Desde 2023, Palmeiras e Botafogo desenvolveram uma rivalidade dentro e fora dos campos. Veja algumas situações envolvendo as equipes.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O Botafogo vencia o Palmeiras por 3 a 1, em casa, em jogo válido pela 30ª rodada do Brasileirão de 2023 quando teve o zagueiro Adryelson expulso. O Palmeiras conseguiu uma virada histórica e venceu por 4 a 3. Ao fim da partida John Textor sentiu que o time carioca foi prejudicado, criticou a arbitragem e pediu a renúncia do presidente Ednaldo Rodrigues da CBF.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
John Textor encomendou um relatório ao fim do Brasileirão de 2023 sobre manipulação de resultados, no qual afirmava que o Botafogo, que terminou a competição em 5º deveria ter 21 pontos a mais do que o Palmeiras, campeão da edição. Além disso o dono da SAF do Botafogo disse, sem provas, que o Palmeiras vem sendo favorecido há dois anos por conta de manipulações de resultados.
Foto: Divulgação/Instagram @Palmeiras
O relatório de Textor virou provocação palmeirense. Após o título do Brasileirão de 2023 o clube postou uma arte com o seu “relatório final” da competição. Na postagem o Palmeiras apresenta como “principais provas” dos títulos os números que conquistou no campeonato.
Foto: Cesar Greco
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, chamou John Textor de “desequilibrado” após a conquista do título do clube paulista. Além disso, o Palmeiras entrou com uma ação no STJD pelas falas de John Textor insinuando que o clube tinha sido beneficiado nos campeonatos de 2022 e 2023.
Foto: @orgbfr via X
No confronto entre as equipes, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada do Brasileirão de 2024 torcedores do Botafogo penduraram bonecos enforcados com os rostos de Leila Pereira e Ednaldo Rodrigues. O clube foi denunciado pelo STJD pelo ato.
Foto: Alex Silva/Estadão
Quer saber tudo sobre futebol?
Foto: Alex Silva/Estadão
Leticia Quadros