Foto: Divulgação/Instagram @fudbalskisavezsrbije
Por conta de guerras de independência e reconhecimentos de territórios, alguns países são “novos” no mundo. Com isso, suas seleção são as mais jovens que existem. Veja quais são.
Foto: Divulgação/Instagram @southsudanfootballassociation
O Sudão do Sul, na África Ocidental, é o país mais jovem do mundo, tendo tido seu reconhecimento oficial em 2011. A seleção de futebol foi criada no mesmo ano, sendo ela a mais recente entre todas.
Foto: Divulgação/Instagram @kosovonationalfootball
Kosovo tem uma longa história de disputa por territórios, e disputou muitas partidas quando era anexado a outros países. Com sua independência em 2008 o País estreou sua seleção oficial.
Foto: @FSSrbije via X
A Sérvia fazia parte da Iugoslávia até 1992. Depois, passou a jogar as partidas ao lado de Montenegro até 2006 quando os dois países se separaram e cada um passou a ter sua própria seleção.
Foto: Divulgação/Instagram @fscg_official
Montenegro se separou da Sérvia em 2006, quando criou sua seleção nacional e ingressou na FIFA e na UEFA no ano seguinte e disputou sua primeira partida oficial, contra a Hungria, em 2007, pelas Eliminatórias da Copa.
Foto: Twitter do Fretilin
A seleção do Timor-Leste foi criada em 2003, quando fizeram sua primeira partida contra o Sri Lanka. Em setembro de 2005 a seleção ingressou na FIFA.
Foto: Divulgação/Instagram @kosovonationalfootball
Quer saber tudo sobre futebol?
Foto: Divulgação/Instagram @southsudanfootballassociation
Leticia Quadros