Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Equipe de Esportes do ‘Estadão’ faz uma retrospectiva da temporada do clube de Parque São Jorge.
Foto: Jose Manoel Idalgo/ Corinthians
O presidente Augusto Melo iniciou o mandato no Corinthians em 2 de janeiro de 2024. E os primeiros meses no cargo foram cercados de polêmicas e turbulências.
Foto: Rodrigo Coca/Agencia Corinthians
No início da temporada, o Corinthians teve enorme dificuldade para conseguir regularizar a situação de Rodrigo Garro, que demorou a estrear pelo time. O clube paulista enfrentou imbróglio com o Talleres, da Argentina.
Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians
O Corinthians fechou a contratação de Matheuzinho, que fez exames e chegou a treinar com o elenco. Posteriormente, a negociação com o Flamengo não evoluiu. O clube alvinegro informou que tinha desistido do lateral. Mas a situação sofreu nova reviravolta.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O zagueiro afirmou que tinha chegado a um acordo com a diretoria em janeiro para permanecer no clube. Sem a oficialização do acerto, Lucas Veríssimo se transferiu para o futebol do Catar.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Com a péssima campanha no início do Paulistão, o Corinthians demitiu o técnico Mano Menezes. O revés em casa para o Novorizontino por 3 a 1 derrubou o treinador do cargo.
Foto: Rafael Assunção/São Bernardo
Após a demissão de Mano Menezes, o Corinthians se aproximou da contratação de Márcio Zanardi, do São Bernardo. O clube alvinegro desistiu do negócio quando percebeu que Zanardi não poderia dirigir o time no Paulistão, pelo regulamento do torneio.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Sem poder contratar Márcio Zanardi, o clube de Parque São Jorge anunciou António Oliveira para o cargo de treinador. O português conseguiu livrar o time do rebaixamento no Campeonato Paulista.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
A demissão de Rubens Gomes, o Rubão, agitou os bastidores políticos do clube. O ex-diretor de futebol ficou revoltado com Augusto Melo e disparou críticas em entrevistas e postagens nas redes sociais.
Foto: Alex Silva/Estadão
Um dos maiores ídolos da história do Corinthians se despediu do clube. Depois de 12 anos, o goleiro Cássio chegou a um acordo para a rescisão de contrato. O jogador tinha demonstrado certa insatisfação com cobranças excessivas de torcedores.
Foto: Jozzu/Agência Corinthians
Cerca de seis meses depois de anunciar o maior patrocínio do Brasil, o presidente Augusto Melo viu a casa de apostas “VaideBet” rescindir com o clube em meio a investigações sobre pagamentos a um “laranja”, feitos pela intermediadora do negócio.
Foto: Divulgação/LBCA
A situação com a “VaideBet” fez o diretor financeiro, Rozallah Santoro, e o diretor-adjunto de futebol, Fernando Alba, entregarem seus cargos. Antes, o diretor jurídico, Yun Ki Lee, e o diretor jurídico adjunto, Fernando Perino, já haviam feito o mesmo.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Após a saída de Cássio para o Cruzeiro, Carlos Miguel assumiu a titularidade do gol corintiano. Mas o arqueiro foi negociado com o Nottingham Forest, da Inglaterra, por apenas 4 milhões de euros, conforme permitido pelo contrato feito pela gestão anterior.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O técnico António Oliveira foi demitido do cargo após a derrota de 2 a 0 para o Palmeiras, pelo primeiro turno do Brasileirão. O argentino Ramón Díaz foi o escolhido para comandar a equipe alvinegra.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Após a derrota de 3 a 0 para o Cruzeiro, pelo Brasileirão, imagens mostraram Augusto Melo partindo para cima de um torcedor do time mineiro, após suposta provocação. O torcedor disse que foi atingido por um soco pelo presidente.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Com dificuldade para manter pagamentos em dia, o Corinthians já tinha perdido Matías Rojas, que cobrou enorme dívida e conseguiu a rescisão de contrato na Fifa. Mosquito e Arthur Sousa tentaram o mesmo movimento na Justiça do Trabalho, por atraso de FGTS. Ambos deixaram o clube.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
O Corinthians anunciou reforços importantes na janela de transferências do meio do ano. Com as chegadas de nomes como Hugo Souza, André Ramalho, Carillo e Memphis Depay, o time iniciou uma reação no Campeonato Brasileiro, deixando as últimas posições.
Foto: Werther Santana/Estadão
Com o time mais encorpado na temporada, o Corinthians conseguiu chegar até as semifinais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, mas foi eliminado por Flamengo e Racing, respectivamente. Ramón Díaz balançou no cargo, mas foi mantido.
Foto: Alex Silva/Estadao
O triunfo por 2 a 0 sobre o Palmeiras, na Neo Química Arena, acalmou o ambiente e deu novo combustível para a arrancada corintiana na reta final do Campeonato Brasileiro.
Foto: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão
Fora de campo, porém, a situação continuou agitada nos bastidores do clube. O Conselho Deliberativo marcou uma reunião para votar o impeachment do presidente Augusto Melo. Após protestos e muita pressão, a votação foi adiada para o ano que vem.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Apesar da instabilidade no ano, o Corinthians encerrou a temporada com uma sequência incrível de vitórias. O time de Ramón Díaz obteve nove triunfos seguidos, garantindo um lugar na Copa Libertadores de 2025.
Foto: Sérgio Neves/AE
Quer saber mais sobre o Corinthians?
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Felipe Alencar
Felipe Alencar