Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Futebol

Brasil x Argentina: quem tem mais vitórias? Veja números e história do confronto

Brasil e Argentina se enfrentam nesta terça-feira, dia 21, no Maracanã, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Será o primeiro duelo entre as seleções desde 2021. No histórico do confronto, que tem a origem de sua rivalidade antes mesmo do futebol, há uma divergência nos números: CBF e Associação de Futebol Argentino (AFA) contabilizam o duelo de formas diferentes; confira:

Foto: undefined / undefined

Origem da rivalidade

Brasil e Argentina dominam o futebol na América do Sul, com oito títulos mundiais somados. A rivalidade entre as nações tem raízes no século 19 e na colonização do continente, por Portugal e Espanha. Historiadores apontam que as Guerras da Cisplatina (1825-1828) e do Prata (1845-1852) solidificaram o Império brasileiro e fomentaram uma rivalidade geopolítica com as demais potências do continente. Surge disso a tensão com a Argentina.

Foto: Reprodução

Primeiro confronto

Há divergências entre AFA e CBF sobre qual teria sido o primeiro jogo entre as seleções. Para os argentinos, ele se deu em 1908, com triunfo sobre o combinado brasileiro por 3 a 2, no Rio. Fifa e CBF contestam o dado, entendendo que o primeiro jogo oficial da seleção brasileira foi em 1914 contra o Exeter City, da Inglaterra. Para a entidade, o primeiro duelo ocorreu seis anos depois, em amistoso disputado em Buenos Aires. Vitória argentina por 3 a 0.

Foto: Paulo Pinto/Estadão

Divergência nos números

A AFA considera partidas antes de 1914. A CBF não contabiliza duelos entre as seleções olímpicas. Isso faz com que, ao final, haja uma divergência nos números. Para ambos, foram disputadas 108 partidas: os argentinos consideram que estão à frente no histórico (42 x 40), enquanto os brasileiros dizem o contrário (43 x 39). Para a Fifa, Brasil e Argentina se encontraram em 109 oportunidades. Ela aponta vantagem para os argentinos (42 x 40).

Foto: REUTERS / REUTERS

Títulos

Em Copas do Mundo, o Brasil leva vantagem. São cinco títulos para a seleção brasileira e três para o rival, que é o atual campeão. Na Copa América, no entanto, o cenário é diferente: Argentina é, ao lado do Uruguai, a equipe que mais vezes conquistou o torneio, com 15 títulos. O Brasil soma apenas nove. Na decisão mais recente, no Maracanã, os argentinos triunfaram por 1 a 0.

Foto: Arquivo Nacional/CBF

Saiba tudo sobre o histórico do duelo entre Argentina e Brasil no Maracanã

Leia mais

Reportagem

Murillo César Alves e Rodrigo Sampaio

Produção

Murillo César Alves

Edição

Robson Morelli