Foto: Divulgação
Equipe de Esportes do ‘Estadão’ mostra características do calçado para homens e mulheres.
Foto: Divulgação/ Nike
As chuteiras femininas não representam versões menores das masculinas. As chuteiras para mulheres são fabricadas para oferecerem conforto e rendimento, levando em conta aspectos como a forma do pé, a pisada e até mesmo diferenças hormonais.
Foto: Divulgação/Nike
As chuteiras femininas são desenhadas para se ajustarem melhor aos pés das mulheres, que tendem a ser mais estreitos, resultando em um ajuste mais seguro. Assim, são reduzidas as incidências de bolhas e calos.
Foto: Divulgação
No futebol feminino, as chuteiras tendem a ser mais leves. As jogadoras, com isso, ganham em conforto e agilidade.
Foto: Divulgação/Nike
Essa é a área da sola onde a chuteira dobra durante a corrida ou um chute. Nas chuteiras femininas, o ponto é feito para se alinhar melhor com a estrutura óssea das mulheres. Isso aumenta a firmeza e diminui o risco de lesões.
Foto: Divulgação/Nike
Em muitos casos, as chuteiras femininas seguem uma escala de numeração que é distinta da dos homens. É importante experimentar tamanhos diferentes.
Foto: Divulgação/Nike
Não é raro encontrar chuteiras femininas mais baixas que as masculinas na altura do calcanhar. Um ajuste mais baixo contribui para que o calçado fique firme no pé.
Foto: Divulgação
As chuteiras masculinas geralmente são mais pesadas e robustas, oferecendo maior resistência e, muitas vezes, durabilidade.
Foto: Divulgação
Marcas de chuteiras investem em palmilhas personalizadas para mulheres, considerando a diferença na pisada das jogadoras e no arco do pé das atletas.
Foto: Divulgação
Quer saber mais sobre futebol?
Foto: Divulgação
Felipe Alencar
Felipe Alencar