Foto: Museu do Futebol
Estar embaixo das traves durante um jogo de futebol é uma posição importante e por isso é bom estar preparado. Veja algumas dicas para levar em conta na hora de escolher uma luva de goleiro.
Foto: CESAR GRECO
Existe uma tabela que indica o tamanho ideal da luva. Pra descobrir o número é necessário medir a distância entre o dedo médio e o pulso e verificar na tabela. A luva pode ser até um ou dois números maior do que a mão.
Foto: WILTON JUNIOR/Estadão
A palma é a parte da luva que fica em contato direto com a bola e por isso é necessário que ela tenha uma boa aderência. Existem modelos especiais para cada tipo campo e para as condições climáticas, como luvas específicas para chuva.
Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/São Paulo FC
O fechamento precisa oferecer duas coisas: fixação e conforto. É importante que dê segurança aos pulsos, mas que, ao mesmo tempo, não atrapalhe o goleiro.
Foto: Fábio Motta/Estadão
Existem alguns tipos de cortes de luva, o Flat, Negativo e Rollfinger são os mais tradicionais. O primeiro é o mais comum. O segundo é mais justo nos dedos e o terceiro proporciona maior aderência e segurança, mas a sensação de contato com a bola diminui.
Foto: DIV
Um fator importante é sempre higienizar as luvas após uso com detergente neutro. A sujeira gerada durante uma partida do futebol se prende à palma e isso diminui a durabilidade.
Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians
Quer saber tudo sobre futebol?
Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Redação