Foto: Tiago Queiroz

palcos do futebol

Conheça os estádios da cidade de São Paulo

Antigos casarões e arenas modernas contam a história do futebol local

Foto: Fabio Menotti/FABIO MENOTTI

Allianz Parque

Inaugurada em 2014, a arena substituiu o antigo Palestra Itália, do Palmeiras. Com 43 mil lugares de capacidade em jogos, o local tem administração da WTorre.

Foto: Márcio Fernandes/Estadão

Canindé

O Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte fica na Marginal Tietê e é casa da Portuguesa desde 1956. Atualmente o estado é bem diferente dos dias em que foi um dos principais palcos do futebol paulista.

Foto: José Patrício/Estadão

MorumBis

O Cícero Pompeu Toledo, casa do São Paulo, é o maior estádio paulista e o terceiro maior do Brasil. Inaugurado em 1960, o local é um dos principais endereços do futebol nacional.

Foto: Tiago Queiroz/Estad

Estádio da Rua Javari

Casa do Juventus, na Mooca, o estádio Conde Rodolfo Crespi é tombado como patrimônio histórico paulistano. Foi lá, em uma partida entre o time da casa e o Santos, em 1959, que Pelé fez o gol considerado por ele próprio o mais bonito da sua carreira.

Foto: Sidney Corrallo/ Estadão

Ícaro de Castro Melo

O Estádio Olímpico do Ibirapuera chegou a receber jogos da elite do futebol brasileiro na década de 1990. Hoje, está restrito a competições de atletismo. Em 1984, teve suas arquibancadas lotadas em uma assembleia de professores que decidiu por uma greve de mais de 50 mil profissionais por 15 dias.

Foto: Rebeca Reis/Agência Paulistão

Neo Química Arena

Inaugurado em 2014, o local recebeu a abertura da Copa do Mundo daquele ano. A dívida do Corinthians com a Caixa Econômica Federal pelo financiamento do estádio já bate R$ 710 milhões atualmente.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Nicolau Alayon

Também conhecido como Comendador Souza, fica na sede do Nacional Atlético Clube. Inaugurado em 1938, o estádio é um dos mais antigos de São Paulo e recebeu jogos de futebol do Pan-Americano de 1963.

Foto: Governo de São Paulo

Armando de Salles Oliveira

O Estádio Olímpico da USP foi inaugurado em 1976, ficando atrás, em tamanho, apenas de MorumBis e Pacaembu, na época. O local sediou jogos da Copinha e teve como último jogo oficial a final da edição de 1988, vencida pelo Nacional, diante do América de Rio Preto.

Foto: Tiago Queiroz

Pacaembu

Com naming rights de Mercado Livre Arena Pacaembu, o estádio carrega a história do futebol na sua estrutura. A inauguração foi em 1940, considerando-o como o mais moderno estádio da América do Sul. Hoje, ainda passa por obras pós-concessão e tem em seu anexo o Museu do Futebol.

Foto: Alex Silva/Estadão

Estádio Alfredo Schürig

Chamado também de “Fazendinha”, o estádio fica no Parque São Jorge, no Tatuapé, e é usado para treinamentos e jogos da categoria de base do Corinthians, mas já sediou partidas dos times profissionais masculino e feminino.

Foto: Celio Jr/Estadão Conteúdo

Os uniformes mais bonitos da seleção brasileira

Veja a lista

Foto: Arquivo/AE

Produção

Leonardo Catto