Foto: Felipe Rau/Estadão
Ao longo das 53 edições já encerradas da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a final aconteceu fora do Pacaembu apenas 17 vezes. As duas primeiras finais aconteceram na Vila Manchester, Zona Leste de São Paulo. O Canindé é o segundo estádio que mais recebeu decisões da Copinha. O torneio termina no dia 25 de janeiro, data que marca o aniversário de 470 anos da capital paulista. Ainda não está definido o local da final. Certo é que não será no Pacaembu.
Foto: Márcio Fernandes/Estadão
Depois do Pacaembu, o Canindé, estádio da Portuguesa-SP, é o segundo palco que mais recebeu decisões da Copinha. Foram 6 ao todo, incluindo a edição de 2023, entre Palmeiras e América-MG.
Foto: Francisco Pinheiro/Governo de SP
A Vila Manchester foi palco das duas primeiras finais da Copinha, 1969 e 1970. Naquela época, a competição era conhecida como Taça São Paulo de Juvenis. O local também é conhecido por sediar outros eventos de futebol, como a Taça das Favelas.
Foto: José Patrício/Estadão
O Morumbi, propriedade do São Paulo Futebol Clube, sediou as finais da Copinha em duas ocasiões: 1977 e 1998. Em 2022, a Federação Paulista de Futebol (FPF) cogitou levar a final da Copinha para o Morumbi, mas o São Paulo recusou a oferta visando a preservação do gramado, que estava em fase final de preparação para voltar a receber jogos.
Foto: Alex Silva/Estadão
O Parque São Jorge é frequentemente usado para jogos da Copinha, mas nem sempre para a final. O Corinthians jogou as oitavas da edição de 2024 no local. As decisões lá foram em 1973 e 1976.
Foto: Divulgação/Palmeiras
O antigo estádio Palestra Itália, também conhecido como Parque Antártica, sediou a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1983.
Foto: Alex Silva/Estadão
A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior foi realizada no Allianz Parque em 2022. Em 2023, a final entre Palmeiras e América-MG estava marcada para ser realizada no estádio alviverde. Porém, devido a questões operacionais, a decisão foi transferida para o Canindé.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Palco da final da Copinha de 2008, o Nicolau Alayon também sediou jogos importantes da Copinha Feminina. Em 2023, o estádio foi o local da semifinal entre Internacional e Botafogo, que terminou com a vitória do Botafogo nos pênaltis.
Foto: Divulgação/Prefeitura de SP
Em 1971, foi a 3ª edição da competição e a primeira a incluir clubes de outros estados. A final foi entre o Fluminense e o Botafogo. Também foi a primeira vez que um clube de fora de São Paulo venceu a Copinha.
Sergio Neto
Sergio Neto
Sergio Neto
Sergio Neto