Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Equipe de Esportes do ‘Estadão’ relembra jogadores que encerraram a carreira no Brasil após se destacarem no exterior.
Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC
Revelado no Coritiba, Miranda chegou ao São Paulo em 2006 e foi tricampeão brasileiro. Depois, foi vendido ao Atlético de Madrid e passou por Inter de Milão, além de disputar a Copa do Mundo de 2018. Em 2021, o jogador retornou ao São Paulo, onde fez o último jogo em 2023.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
O volante surgiu no Grêmio, durante a Série B de 2005. Assumiu a posição de titular até 2007, quando foi para o Liverpool, onde ficou por dez anos. Após cinco anos na Lazio, retornou ao Grêmio. No começo de 2023, foi obrigado a se aposentar por um diagnóstico de fibrose cardíaca.
Foto: Divulgação/América-RJ/Arthur Lyrio
No fim da carreira, Romário teve passagens pelos Estados Unidos e Austrália, vestindo as camisas de Miami FC e Adelaide United. O Baixinho voltou ao futebol brasileiro antes de pendurar as chuteiras, jogando pelo Vasco e fazendo uma partida pelo América-RJ.
Foto: Divulgação/Inter
Ídolo do Inter, D’Alessandro tinha se despedido do clube em 2020. Parecia ser o fim do ciclo que teve a conquista da Libertadores em 2010 como auge. Entretanto, após passagem pelo Nacional, retornou a Porto Alegre, aos 41 anos, para vestir a camisa colorada pela última vez.
Foto: Geraldo Bubniak/ Divulgação
Com passagem marcante pelo Cruzeiro, o atacante se aposentou do futebol neste ano de 2024, em uma grande festa no Mineirão. O último clube de Marcelo Moreno tinha sido o Independiente del Valle, do Equador.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
O último clube de Paulinho antes da aposentadoria foi o Corinthians. Ídolo do time de Parque São Jorge, o ex-volante voltou a defender o Corinthians entre 2022 e 2024, mas sofreu com sérias lesões. Antes da última passagem pela equipe alvinegra, atuou por Guangzhou e Al-Ahli.
Foto: Estadão Conteúdo
Depois de passagem de gala pelo Fenerbahçe, da Turquia, Alex defendeu o Coritiba em 2013 e 2014, antes de encerrar a carreira. O ex-jogador atuou pela última vez na vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, no Couto Pereira.
Foto: Ivan Storti/Santos FC
O último clube da carreira de Nilmar foi o Santos. Mas o ex-atacante fez apenas duas partidas pela equipe. Ele teve o contrato suspenso para tratamento de depressão.
Foto: Staff Imagens / Flamengo
O ex-goleiro fechou um contrato simbólico de três meses para se aposentar com a camisa do Flamengo. Júlio César se destacou na Europa por Inter de Milão, Queens Park Rangers e Benfica.
Foto: Jefferson Bernardes/Divulgação
O capitão do Tetra finalizou a carreira como jogador no clube que foi revelado: o Internacional. Antes de voltar ao futebol brasileiro, esteve no Júbilo Iwata, do Japão.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Quer saber mais sobre o futebol brasileiro?
Foto: Ricardo Duarte|Divulgação
Felipe Alencar
Felipe Alencar