Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Equipe de Esportes do ‘Estadão’ mostra uma lista de jogadores europeus que defenderam clubes no Brasil.
Foto: Marcos de Paula/ AE
O sérvio se destacou com a camisa do Flamengo, conquistando quatro títulos. Petkovic passou ainda por Vitória, Vasco, Fluminense, Goiás, Santos e Atlético-MG.
Foto: Marcos de Paula/Estadão
O holandês defendeu o Botafogo nas temporadas de 2012 e 2013. Multicampeão na Europa, Seedorf ganhou no clube carioca o título do Estadual de 2013.
Foto: Alex Silva/Estadão
O jogador inglês naturalizado turco vestiu as camisas de Coritiba e Corinthians no futebol brasileiro. Pelo clube alvinegro, conquistou duas vezes o Paulistão (2017 e 2018) e uma vez o Brasileirão (2017).
Foto: Divulgação/Athletico-PR
O espanhol jogou pelo Athletico-PR nos anos de 2013 e 2014. Mas a passagem foi de pouco brilho, com 16 jogos e apenas um gol.
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
O zagueiro espanhol obteve enorme destaque com a camisa do Flamengo, nos anos de 2019 e 2020. Pablo Marí ganhou a Copa Libertadores (2019) e o Campeonato Brasileiro (2019).
Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC
O espanhol, com passagens por Real Madrid, Espanyol, Osasuna e Atlético de Madri, chegou ao São Paulo em 2019. A trajetória no clube paulista se encerrou em 2021, com pouco brilho.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O dinamarquês não demorou para assumir a condição de titular no Grêmio. O jogador tem passagem pelo Barcelona e duas Copas do Mundo pela Dinamarca no currículo.
Foto: Divulgação/Instagram @saopaulofc
Nascido em Luton, na Inglaterra, o lateral-esquerdo atua pela seleção da Irlanda do Norte. Ele é o primeiro jogador britânico a defender o São Paulo na história.
Foto: Matheus Lima/Vasco
O francês chegou ao Vasco em agosto de 2023. Na Europa, Payet vestiu as camisas Nantes, Saint-Étienne, Lille, Olympique de Marselha e West Ham.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O holandês foi contratado pelo Corinthians em setembro desta temporada. Em menos de três meses, o atacante ganhou rápida identificação com o clube, sendo decisivo para a arrancada da equipe de Ramón Díaz no ano.
Foto: Divulgação/Instagram @Jamal_lewis1
Quer saber mais sobre o futebol brasileiro?
Foto: Marcos de Paula/Estadão
Felipe Alencar
Felipe Alencar