Foto: Alex Silva/ Estadão

FUTEBOL

Ex-presos e 7 que ainda atuam no País: onde estão brasileiros do 7 a 1

Maior desastre do futebol brasileiro completa 10 anos nesta segunda-feira; veja como estão protagonistas nos dias de hoje

Foto: Estadão

Júlio César

Goleiro titular da seleção brasileira à época, Júlio César foi quem recebeu os sete gols dos alemães. Afastado dos gramados desde 2018, quando jogava pelo Flamengo, o ex-jogador vive em Lisboa atualmente.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Maicon

O lateral-direito Maicon também se aposentou. Em 2023, fez sua última partida em um jogo festivo pelo Criciúma, um dos clubes de seu início de carreira. Atualmente, participa como comentarista de algumas transmissões esportivas e é sócio de uma empresa de tecnologia.

Foto: Estadão

David Luiz

Aos 37 anos, o zagueiro é um dos que ainda atuam no futebol brasileiro. Querido da torcida na Copa, David Luiz está desde 2021 defendendo a camisa do Flamengo. O jogador pode deixar clube de graça ao fim desta temporada.

Foto: Fabio Motta/Estadão

Dante

Com 40 anos, o zagueiro Dante é hoje um dos mais velhos a atuar no campeonato francês. Capitão do Nice, ele possui o planejamento de seguir no futebol como treinador, depois que parar de jogar.

Foto: Alex Silva/Estadão

Marcelo

Depois do 7 a 1, o lateral-esquerdo continuou por muitos anos no clube em que estava, o Real Madrid. Em 2022, fez uma breve passagem pelo Olympiacos até chegar no Fluminense, time que o formou na juventude, em 2023. Marcelo tem 36 anos, atualmente.

Foto: Wilton Junior/Estadão

Luiz Gustavo

À época da Copa, Luiz Gustavo atuava pelo Wolfsburg, da Alemanha. Após passar por uma sequência de times como Olympique de Marseille, Fenerbahçe e Al-Nassr, o volante finalmente voltou ao Brasil, onde faz atuações importantes pelo São Paulo.

Foto: Alex Silva/Estadão

Fernandinho

Depois de uma década jogando pelo Manchester City, na Inglaterra, Fernandinho retornou ao país de origem, onde joga pelo Athletico Paranaense — time pelo qual atuou também entre 2000 e 2005. Seu contrato termina em 2024.

Foto: Alex SIlva/Estadão

Hulk

Depois de sair do Zenit, da Rússia, Hulk atuou de 2016 a 2020 em uma equipe chinesa. Em 2021, foi comprado pelo Atlético Mineiro, clube pelo qual hoje possui 200 jogos, mais de 100 gols e sete títulos.

Foto: Alex Silva/Estadão

Oscar

Na época do 7 a 1, Oscar jogava no inglês Chelsea. No final de 2016, o meio-campista foi vendido para o Shangai Port — antigo time de Hulk —, onde permanece desde então. O jogador já manifestou interesse em voltar para o Brasil na próxima temporada.

Foto: José Patrício/Estadão

Bernard

A Copa de 2014 foi a última convocação de Bernard para a seleção brasileira. O jogador atuou até 2018 pelo Shakhtar Donetsk, depois teve passagens pelo Everton, Al-Sharjah e Panathinaikos. Em julho de 2024, fará sua estreia pelo Atlético Mineiro, onde jogou pela base.

Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Fred

Fred encerrou sua carreira como atleta em 2022, pelo Fluminense — mesmo time por quem jogava em 2014 e para o qual retornou em 2020, após passagens pelos rivais Atlético Mineiro e Cruzeiro. Hoje, aos 40 anos, o ex-jogador é diretor de planejamento esportivo do tricolor carioca.

Foto: Wilton Junior

Paulinho

Aos quase 36 anos, Paulinho está sem clube. Seu contrato com o Corinthians, que se iniciou em 2022, acabou no meio da temporada de 2024. Para o segundo semestre, o volante já recusou propostas de times da série B. Paulinho demonstra interesse em seguir na área de gestão esportiva.

Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Ramires

Sem jogar desde 2020, quando teve seu contrato com o Palmeiras rescindido, e aposentado dos gramados desde 2022, Ramires possui hoje uma empresa de agenciamento esportivo de atletas de futebol.

Foto: Wilton Junior/Estadão

Willian

O jogador ainda foi convocado para a seleção mais quatro vezes: na Copa de 2018 e em três Copa América, a última delas em 2019. Hoje, joga pelo Fulham, que já demonstrou interesse em renovar seu contrato.

Foto: Hauler Andrey/Divulgação

Jefferson Galvão

Jefferson tornou-se ídolo do Botafogo, onde atuou por praticamente dez anos até sua aposentadoria, em 2018. Agora, o ex-goleiro é empresário e possui uma cafeteria em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

Foto: CBF

Daniel Alves

Daniel Alves foi condenado pelo crime de estupro na Espanha, onde permaneceu preso por um ano e dois meses, desde janeiro de 2023. O ex-jogador deixou a prisão após pagamento de fiança.

Foto: Alex Silva/Estadão

Maxwell

Maxwell atuou no Paris Saint-Germain até sua aposentadoria, em 2017. Depois disso, passou a trabalhar como coordenador de futebol do clube francês até deixar o cargo em 2019, acusado de agressão pela esposa.

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADAO

Henrique

Neste momento, Henrique está sem clube. O zagueiro atuou pelo Coritiba entre 2021 e 2023, mas foi dispensado junto com outros do elenco após o rebaixamento do Coxa.

Foto: Divulgação

Hernanes

Hernanes se aposentou em 2022 após uma curta passagem pelo esporte. O ex-jogador foi viver na Itália, onde possui empreendimentos. Em 2023, mesmo depois da aposentadoria, o Profeta passou a jogar pelo Sale, pequeno time da sétima divisão italiana.

Foto: Fabbio Motta/Estadão

Com passagens curtas por vários times, incluindo em países como Rússia e Arábia Saudita, o centroavante chegou a se aposentar em 2023, mas retornou aos gramados pelo Amazonas, em 2024. Recentemente, estrelou os noticiários após ser preso por falta de pagamento de pensão alimentícia.

Foto: Wilton Júnior/AE

Victor

O ex-goleiro se aposentou em 2021, quando jogava pelo Atlético Mineiro, time que o recebeu em 2012. Ainda na área do esporte, Victor é agora diretor de futebol do clube de Belo Horizonte.

Foto: Wilton Junior/Estadão

Por onde anda Zúñiga, colombiano que tirou Neymar da Copa de 2014?

Veja aqui

Foto: Wilton Jr/ Estadão

Reportagem

Ingrid Gonzaga