Foto: Fábio Menotti/Palmeiras
O 12º título brasileiro do Palmeiras colocou Gustavo Gómez, em definitivo, no panteão de ídolos do clube. Ao erguer a taça em 2023, superou Ademir da Guia como o capitão mais vezes campeão pelo clube. Confira a seguir a lista:
Foto: CRIS MATTOS
Contratado por empréstimo em 2018 e em definitivo dois anos depois, Gustavo Gómez conseguiu, em cinco anos, superar os principais nomes do clube e se consagrar como o capitão com mais títulos na história centenária do Palmeiras. Além do Brasileirão de 2023, levantou a competição nacional em 2022.
Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO
Maior ídolo da história palmeirense, o jogador foi, até a chegada de Gustavo Gómez, o capitão com mais títulos pelo clube. Contratado junto ao Bangu em 1962, foi titular da “Academia” ao longo de 15 anos. Ao longo da carreira pelo time alviverde, conquistou os principais troféus do clube ao longo das décadas de 1960 e 1970.
Foto: Agência Estado
Revelado pelo Santos, César Sampaio se colocou como um dos principais volantes do futebol brasileiro a partir de 1991, no Palmeiras. Com duas passagens pelo clube, no período em que era patrocinado pela Parmalat, levantou seis troféus como capitão: Brasileirão, Libertadores e Paulistão no período, que o alçaram para a seleção brasileira e o futebol europeu.
Foto: Acervo/ Palmeiras
Antes do “Divino”, o Palmeiras teve a liderança de dois importantes nomes nas décadas de 1930, 1940 e 1950: o zagueiro Junqueira, tido por muitos como melhor na história do clube, e Jair Rosa Pinto, meio-campista que dominou o futebol paulista e carioca. Juntos, os capitães ergueram dez títulos somados no período em que foram capitães do Palmeiras.
Murillo César Alves