Foto: Marcos de Paula/Estadão

Destaque no exterior

Jogadores e técnicos brasileiros que fizeram sucesso no Oriente Médio

Equipe de Esportes do ‘Estadão’ mostra atletas e treinadores nacionais que se destacaram na região.

Mais sobre futebol

Foto: Carlos Moraes/AE

Paulo Autuori

O vitorioso treinador acumulou passagens por Al-Rayyan, seleções de base e principal do Catar. Pelo Al-Rayyan, Autuori conquistou a Copa do Emir do Catar em 2010 e 2011.

Foto: Wilton Junior/Estadão

Carlos Alberto Parreira

O ex-treinador comandou as seleções do Kuwait, dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita. Entre os títulos, Parreira conquistou duas vezes a Copa da Ásia e uma vez a Copa do Golfo.

Foto: Vitor Silva/SSPressBFR

Marcos Paquetá

No futebol brasileiro, Marcos Paquetá comandou Flamengo, Botafogo e Avaí. Mas o treinador obteve mesmo grande destaque no Oriente Médio. É considerado um ídolo na Arábia Saudita.

Foto: Wilton Júnior/Estadão

Evaristo de Macedo

No Catar, Evaristo de Macedo dirigiu as seleções júnior e principal, e levou o país a duas olimpíadas. Sagrou-se vice-campeão mundial júnior em 1981. No ano de 1986, foi o treinador do Iraque na Copa do Mundo.

Foto: Divulgação/Ferroviária

Sérgio Soares

O treinador comandou o Al-Hilal em duas oportunidades. Sérgio Soares caiu nas graças dos torcedores ao ganhar a Liga dos Campeões Árabes em 1994 e 1995.

Foto: Tasso Marcelo/AE

Luiz Felipe Scolari

Felipão conquistou títulos pela seleção do Kuwait e pelo Qadsia SC, clube do país. Também teve passagem vitoriosa pelo Bunyodkor, do Uzbequistão.

Foto: Tasso Marcelo/Agência Estado

Zagallo

O “Velho Lobo” comandou o Al-Hilal e as seleções do Kuwait, da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. Conquistou taças pelo Al-Hilal e seleção saudita.

Foto: Fabio Motta/AE

Abel Braga

O treinador se destacou no comando do Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos. Abel Braga ganhou uma Copa da Liga, um campeonato nacional e uma Copa do Presidente dos Emirados Árabes.

Foto: Daniel Augusto Jr/Divulgação

Emerson Sheik

O ex-atacante ganhou o apelido pela ótima fase que viveu no Oriente Médio. Foi multicampeão pelo Al-Sadd, do Catar, e Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos.

Foto: Gabriela Bilo/Estadão

Roberto Rivellino

É considerado um dos maiores jogadores da história do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Rivellino conquistou a liga e a Copa nacional, se aposentando no próprio clube árabe.

Foto: Reprodução/Twitter @talisca_aa

Anderson Talisca

O jogador está no Al-Nassr, da Arábia Saudita, desde 2021. É um dos grandes destaques da equipe, fazendo parceria com o astro Cristiano Ronaldo.

Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Thiago Neves

O ex-meio-campista jogou no Al-Hilal e no Al-Jazira. Entre os títulos estão o do campeonato saudita, da Copa do Rei e da Copa da Coroa do Príncipe.

Foto: Al-Hilal/Divulgação

Carlos Eduardo

O meia teve carreira brilhante no Oriente Médio, principalmente com a camisa do Al-Hilal. Foram sete troféus conquistados pela equipe saudita.

Foto: Juan Guerra/Estadão

Romarinho

O ídolo do Corinthians chegou ao Oriente Médio em 2014. Vestiu as camisas de Al-Jaish, Al-Jazira e Al-Ittihad. Por este último clube, ganhou o campeonato e a Supercopa saudita em 2022.

Foto: Divulgação/Al-Nassr

Quer saber mais sobre futebol?

Clique aqui

Foto: Divulgação/site oficial Fluminense

Texto

Felipe Alencar

Produção

Felipe Alencar

Veja mais Web Stories