Foto: Arquivo/AE

Futebol

Os canhotos mais geniais da história do futebol

Em comemoração ao Dia do Canhoto, confira lista com jogadores que brilharam no futebol usando a perna esquerda

Foto: Arquivo/ AE

Djalma Santos

Com a camisa da amarelinha, Djalma foi mais um que jogou ao lado de Pelé e conquistou campeonatos mundiais. Esteve no elenco das Copas de 1958 e 1962. Por clubes, brilhou no Palmeiras e na Portuguesa.

Foto: Gerson Nunes Domicio/AE

Gérson ‘Canhotinha de Ouro’

A alcunha dada a Gérson de Oliveira Nunes já diz muito porque ele está entre os melhores canhotos da história. O meia atuou em grandes clubes do Brasil como na dupla Fla-Flu, Botafogo e São Paulo, além de ter marcado época na seleção brasileira com a Copa do Mundo em 1970.

Foto: ARQUIVO/AE

Rivellino

Ídolo de Corinthians e Fluminense, o meia é sempre lembrado pela categoria extrema que tinha com a perna esquerda. Em 1970, foi um dos principais nomes ao lado de Pelé na conquista do tricampeonato mundial.

Foto: Equipe AE/Estadão

Maradona

Campeão do Mundo em 1986, poucos desempenharam em campo como Diego Armando Maradona. Com a perna esquerda marcou gols inesquecíveis com sua seleção e por clubes como Napoli e Boca Juniors.

Foto: Reprodução/Twitter via @acmilan

Paolo Maldini

Ao contrário dos outros nomes da lista, o italiano é considerado um dos maiores canhotos da história pelo oq ue fez defensivamente. Atuou como zagueiro e lateral esquerdo e é um dos maiores ídolos do Milan. Heptacampeão italiano e penta da Liga dos Campeões.

Foto: ORLANDO KISSNER/AE

Rivaldo

Considerado um dos maiores camisas 10 do futebol, Rivaldo brilhou em times como Palmeiras, Barcelona e Deportivo La Coruña. Foi campeão do Mundo em 2002 liderando a seleção do lado de Ronaldo. E foi com a esquerda que marcou seu icônico gol de bicicleta pelo Barça em 2001.

Foto: Robson Fernandes/AE

Roberto Carlos

É impossível não pensar em um grande jogador canhoto e não lembrar do lateral Roberto Carlos. Considerado um dos melhores em sua posição, tinha uma cobrança de falta potente com a perna esquerda e dificultava muito a vida dos goleiros. Também foi campeão do Mundo em 2002.

Foto: Monica Zarattini/AE

Alex

Muitos dizem que o meia foi injustiçado por não ter tido mais oportunidades na seleção brasileira. Mas sua categoria com a perna esquerda é indiscutível. Ídolo no Cruzeiro, Coritiba e, principalmente, no Fenerbahçe, da Turquia. Para os turcos, maior ídolo da história do clube.

Foto: Reprodução/Twitter via @FCBayern

Robben

Por mais que fosse uma jogada ‘manjada’, poucos goleiros ou defensores eram capazes de impedir um gol do holandês Robben quando o meia cortava para chutar com a canhota. Foi vice-campeão mundial com a Holanda em 2010 e um dos maiores ídolos do Bayern de Munique.

Foto: Reprodução/Twitter via @FCBarcelona

Lionel Messi

O argentino é o canhoto mais genial de todos os tempos. Jogador com mais títulos na história do futebol, Lionel Messi é ídolo do Barcelona e se tornou recentemente, para muitos, o maior futebolista do seu país também. Com a Argentina, foi campeão do mundo e bi da Copa América.

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Veja tudo sobre o futebol brasileiro e mundial

Leia mais

Foto: Carlos Alaor Filho/AE

Reportagem

Vinícius Harfush