Foto: Karolina Andrella/Penalty

vergonha

O maior vexame de Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos

Rebaixamentos e goleadas históricas compõem a lista de vergonhas dos quatro grandes

Foto: Nilton Fukuda/AE

São Paulo 2 x 7 Portuguesa

O Campeonato Brasileiro de 1998 foi um dos piores da história do São Paulo. A campanha ficou marcada pela goleada sofrida para a Portuguesa, no Pacaembu, com quatro gols em oito minutos, estilo Brasil x Alemanha de anos depois.

Foto: Tiago Queiroz/AE

Palmeiras 2 x 7 Vitória

O mesmo placar, mas aplicado pelo Vitória contra o Palmeiras, no antigo Palestra Itália, eliminou o time alviverde da Copa do Brasil de 2003. O contexto tornou tudo pior: o clube estava na Série B pela primeia vez e contou com uma falha grotesca de Marcos, que furou em bola.

Foto: Paulo Pinto/ AE

Corinthians rebaixado em 2007

A queda do time do Parque São Jorge para a Série B, em 2007, é a maior vergonha corintiana. Na última rodada, a equipe ainda sonhou com a permanência, ao empatar com o Grêmio, no Olímpico. O Goiás, porém, venceu o Internacional e rebaixou os paulistas.

Foto: Santos FC

Rebaixamento do Santos

A maior vergonha santista é o rebaixamento, em 2023. O então presidente Andres Rueda admitiu que o ano foi um fracasso e pediu perdão enquanto o coordenador técnico do clube, Alexandre Gallo, disse, na época, ter encontrado “muita coisa errada” no clube.

Foto: Alex Silva/ Estadão

Os maiores vexames da seleção brasileira

Veja a lista

Foto: Pedro Kirilos/Estadão

Produção

Leonardo Catto