Foto: Rubens Chiri/SPFC
Equipe de Esportes do ‘Estadão’ elege os dez melhores arqueiros do futebol nacional
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Um dos grandes ídolos do Corinthians, Cássio foi determinante para as conquistas da Libertadores e Mundial pelo clube alvinegro em 2012. Atualmente no Cruzeiro, ele esteve na Copa do Mundo de 2018.
Foto: Wilton Júnior/AE
Em 2023, Júlio César ficou em 9º lugar na lista dos melhores goleiros do século XXI, feita pela revista FourFourTwo. O arqueiro se destacou com as camisas de Flamengo e Inter de Milão. Defendeu o Brasil nas Copas de 2006, 2010 e 2014.
Foto: Divulgação/Fluminense
O goleiro conquistou o Tri com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970. No futebol brasileiro, teve destaque por Portuguesa e Fluminense.
Foto: Centro de Memória/Vasco
Um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, Barbosa acabou marcado pela derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950. Mas o arqueiro foi um dos melhores de sua época.
Foto: Divulgação
O goleiro participou das Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1966, sendo bicampeão em 58 e 62. Gylmar vestiu as camisas dos rivais Corinthians e Santos.
Foto: Alex Silva/Estadão
Ídolo do Palmeiras e goleiro titular da seleção na Copa do Mundo de 2002, ‘São Marcos’ é famoso pelo bom humor e pela enorme qualidade embaixo das traves.
Foto: Andressa Lessa/AE
Ídolo máximo do São Paulo, Ceni se destacou não apenas pelas brilhantes defesas, mas também por ser artilheiro. Era exímio cobrador de faltas e pênaltis. Rogério acumula títulos importantes por clube e seleção e um recorde: 131 gols marcados.
Foto: Jefferson Bernardes/Divulgação
O goleiro fez história em clubes como Cruzeiro, Corinthians e Milan. Grande pegador de pênaltis, Dida conquistou torneios como a Libertadores da América e a Liga dos Campeões.
Foto: Paulo Pinto/Estadão
Goleiro do Tetra, Taffarel foi decisivo para a conquista do título mundial em 1994. Por clubes, teve passagens de destaque por Internacional e Atlético-MG.
Foto: Hélvio Romero/Estadão
Titular da seleção brasileira nas Copas de 1974 e 1978, Leão é ídolo do Palmeiras e o segundo jogador que mais atuou na história da equipe alviverde.
Foto: Alex Silva/Estadão
Quer saber mais sobre o futebol brasileiro?
Foto: Lucas Uebel/Divulgação
Felipe Alencar e Daniel Vila Nova
Felipe Alencar