Foto: Celso Junior/AE
ESPN lança ranking com os dez maiores nomes do mundo da bola; dois brasileiros figuram na lista final
Foto: Barcelona via X
Campeão mundial em 2002 com o Brasil, o ex-atacante do Barcelona desfilou nos gramados durante a carreira. Sempre lembrado pelos dribles desconcertantes e jogadas plásticas, Ronaldinho Gaúcho abre a lista dos melhores do século.
Foto: Robson Fernandjes / Estadão
O outro brasileiro presente na lista é o bicampeão da Copa do Mundo, ídolo de diversos clubes europeus, como Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão e Milan. O Fenômeno marcou sua carreira pela força, velocidade e precisão em qualquer tipo de finalização em campo.
Foto: @SEFutbol via X
Um dos maiores ídolos do Barcelona, o meia marcou época ao fazer parte de um dos melhores elencos do futebol moderno, comandado por Pep Guardiola. Xavi também foi campeão da Copa do Mundo de 2010 com a Espanha e hoje segue a carreira como treinador.
Foto: @FCBarcelona via X
Companheiro de Xavi no Barça e na Espanha, o meia ficou marcado pelo gol do título mundial de sua seleção contra a Holanda em 2010. Sua precisão nos passes, dribles curtos e visão de jogo apurada o colocam dentro do top 10 de melhores jogadores no mundo.
Foto: @realmadrid via X
O francês é o mais novo dessa lista. Aos 25 anos, atacante se transferiu do PSG para o Real Madrid na temporada 2024/25. Campeão do mundo em 2018 com a França, tem a carreira marcada por quebra de recordes e é um dos nomes mais promissores do futebol mundial.
Foto: @realmadrid via X
Melhor do mundo em 2018 e vencedor de seis Ligas dos Campeões, o meia croata tem uma carreira de luxo no futebol mundial. Marcou época por levar a sua seleção para duas semifinais e uma final de Copa do Mundo, algo inédito em sua história.
Foto: @zidane via Instagram
Algoz do Brasil em duas Copas, o francês é um dos melhores meias da história. Foi campeão do mundo com a França em 1998 e de uma Liga dos Campeões com o Real Madrid. Mas também marcou seu nome como treinador, foi tri seguido da Champions com o clube espanhol.
Foto: @equipedefrance via X
Ídolo do Arsenal e Barcelona, atacante francês abre o top três do ranking. Henry deixou seu legado no futebol mundial pelo seu faro de gol, força e velocidade nas jogadas ofensivas. Na carreira, ergueu o Mundial de 98, uma Euro e uma Liga dos Campeões.
Foto: selecaoportugal via X
Campeão da Euro em 2016, o português é o maior artilheiro de um jogador por sua seleção. No futebol de clubes, foi campeão de cinco Liga dos Campeões e é ídolo no Real Madrid e do United. Também conquistou cinco vezes o prêmio de melhor do mundo.
Foto: Rebecca Blackwell/AP
O argentino é ídolo máximo do Barça, onde ganhou quatro Champions, dez ligas espanholas e sete copas. Individualmente, já recebeu oito troféus de melhor do mundo. Com a Argentina, foi campeão mundial e bi da Copa América. É o atleta com mais títulos na história do futebol.
Foto: Divulgação/Uefa
Veja tudo sobre o futebol do Brasil e do mundo
Foto: Paulo Pinto/ Estadão
Vinícius Harfush