Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Equipe de Esportes do ‘Estadão’ elege os dez maiores treinadores do futebol brasileiro.
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Abel é um grande vencedor do futebol brasileiro. Foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa com o Internacional em 2006. Também teve passagens de destaque por Flamengo e Fluminense.
Foto: Wilton Junior/Estadão
O treinador conquistou seis títulos pelo Corinthians, entre eles uma Libertadores e um Mundial de Clubes. Levantou taças também por Grêmio, Inter e Flamengo. Comandou a seleção brasileira nas Copas de 2018 e 2022. Foi campeão da Copa América em 2019.
Foto: Divulgação/Twitter Internacional
Minelli conquistou quatro Brasileiros, por três clubes diferentes: Palmeiras (1969), Inter (1975/76) e São Paulo (1977). O treinador teve enorme destaque comandando os rivais Inter e Grêmio.
Foto: Divulgação/Twitter
O treinador ganhou o Campeonato Brasileiro três vezes, por Internacional (1979), Grêmio (1981) e Coritiba (1985). Ênio ainda levantou troféus por Cruzeiro, Santa Cruz e Náutico.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Parreira comandou a seleção brasileira no tetracampeonato mundial em 1994. Também conquistou a Copa das Confederações de 2005 e a Copa América de 2004. Teve destaque ainda dirigindo Corinthians e Fluminense.
Foto: Edu Garcia/Estadão
Brandão conseguiu um feito raro: foi ídolo histórico de Corinthians e Palmeiras. Tricampeão brasileiro pelo alviverde, ajudou o time alvinegro a sair de uma seca de mais de 20 anos sem títulos. Também passou por Santos, São Paulo e seleção brasileira.
Foto: Fabio Motta/Estadão
Campeão do Mundo em 2002, Felipão já escreveu seu nome na história do futebol. Com uma das carreiras mais longevas de treinador, conquistou dois Brasileiros, quatro Copas do Brasil e duas Libertadores, entre outros títulos. Nem o amargo 7 a 1 apaga a contribuição de Scolari.
Foto: Alex Silva/ Estadão
Luxa se tornou um dos poucos treinadores brasileiros a comandar um clube de ponta no mundo: o Real Madrid. Ao lado de Lula, é o técnico com mais títulos do Brasileirão: cinco. Também deixou sua marca pela seleção ao conquistar a Copa América de 1999.
Foto: Epitacio Pessoa/ AE
Ídolo do São Paulo, Telê conquistou no clube paulista os maiores títulos da carreira. Passou ainda por Flamengo, Grêmio e Atlético-MG (entre outros), e tem no currículo dois Brasileiros, duas Libertadores e dois Mundiais. É considerado um dos maiores estrategistas da história.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Zagallo entra no topo da lista pelos números impressionantes como técnico. Campeão do Mundo em 1970 e em 1994 (como coordenador), é o recordista em jogos e vitórias com a amarelinha. Por clubes, foi vitorioso nos quatro grandes do Rio de Janeiro. Faleceu em janeiro de 2024.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Quer saber mais sobre a seleção brasileira?
Foto: Tasso Marcelo/AE
Vinícius Harfush e Felipe Alencar
Vinícius Harfush e Felipe Alencar