Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Futebol nacional

Os 10 maiores técnicos da história do Brasil

Equipe de Esportes do ‘Estadão’ elege os dez maiores treinadores do futebol brasileiro.

10 maiores camisas 10

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

10º - Abel Braga

Abel é um grande vencedor do futebol brasileiro. Foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa com o Internacional em 2006. Também teve passagens de destaque por Flamengo e Fluminense.

Foto: Wilton Junior/Estadão

9º - Tite

O treinador conquistou seis títulos pelo Corinthians, entre eles uma Libertadores e um Mundial de Clubes. Levantou taças também por Grêmio, Inter e Flamengo. Comandou a seleção brasileira nas Copas de 2018 e 2022. Foi campeão da Copa América em 2019.

Foto: Divulgação/Twitter Internacional

8º - Rubens Minelli

Minelli conquistou quatro Brasileiros, por três clubes diferentes: Palmeiras (1969), Inter (1975/76) e São Paulo (1977). O treinador teve enorme destaque comandando os rivais Inter e Grêmio.

Foto: Divulgação/Twitter

7º - Ênio Andrade

O treinador ganhou o Campeonato Brasileiro três vezes, por Internacional (1979), Grêmio (1981) e Coritiba (1985). Ênio ainda levantou troféus por Cruzeiro, Santa Cruz e Náutico.

Foto: Wilton Junior/Estadão

6º - Carlos Alberto Parreira

Parreira comandou a seleção brasileira no tetracampeonato mundial em 1994. Também conquistou a Copa das Confederações de 2005 e a Copa América de 2004. Teve destaque ainda dirigindo Corinthians e Fluminense.

Foto: Edu Garcia/Estadão

5º - Oswaldo Brandão

Brandão conseguiu um feito raro: foi ídolo histórico de Corinthians e Palmeiras. Tricampeão brasileiro pelo alviverde, ajudou o time alvinegro a sair de uma seca de mais de 20 anos sem títulos. Também passou por Santos, São Paulo e seleção brasileira.

Foto: Fabio Motta/Estadão

4º - Luiz Felipe Scolari

Campeão do Mundo em 2002, Felipão já escreveu seu nome na história do futebol. Com uma das carreiras mais longevas de treinador, conquistou dois Brasileiros, quatro Copas do Brasil e duas Libertadores, entre outros títulos. Nem o amargo 7 a 1 apaga a contribuição de Scolari.

Foto: Alex Silva/ Estadão

3º - Vanderlei Luxemburgo

Luxa se tornou um dos poucos treinadores brasileiros a comandar um clube de ponta no mundo: o Real Madrid. Ao lado de Lula, é o técnico com mais títulos do Brasileirão: cinco. Também deixou sua marca pela seleção ao conquistar a Copa América de 1999.

Foto: Epitacio Pessoa/ AE

2º - Telê Santana

Ídolo do São Paulo, Telê conquistou no clube paulista os maiores títulos da carreira. Passou ainda por Flamengo, Grêmio e Atlético-MG (entre outros), e tem no currículo dois Brasileiros, duas Libertadores e dois Mundiais. É considerado um dos maiores estrategistas da história.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

1º - Zagallo

Zagallo entra no topo da lista pelos números impressionantes como técnico. Campeão do Mundo em 1970 e em 1994 (como coordenador), é o recordista em jogos e vitórias com a amarelinha. Por clubes, foi vitorioso nos quatro grandes do Rio de Janeiro. Faleceu em janeiro de 2024.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Quer saber mais sobre a seleção brasileira?

Clique aqui

Foto: Tasso Marcelo/AE

Texto

Vinícius Harfush e Felipe Alencar

Produção

Vinícius Harfush e Felipe Alencar

Veja mais Web Stories