Foto: Felipe Rau/Estadão

Futebol

Os 5 maiores jogadores da história do futebol

‘Estadão’ elege o top-5 atletas que já atuaram no esporte mais popular do planeta.

Foto: @zidane via Instagram

5º - Franz Beckenbauer

O único defensor da lista abre o top-5. O ‘Kaiser’ é considerado o maior zagueiro de todos os tempos e tem no currículo três Liga dos Campeões com o Bayern de Munique e uma Copa do Mundo com a seleção da Alemanha. Ele morreu em 7 de janeiro de 2024, aos 78 anos.

Foto: Julia Nikhinson/AP

4º - Lionel Messi

Oito vezes eleito melhor jogador do mundo, o argentino é o único da lista ainda vivo. Messi conquistou a Liga dos Campeões quatro vezes com o Barcelona e foi campeão da América (duas vezes) e do mundo com a Argentina.

Foto: Acervo/Estadão

3º - Johan Cruyff

O holandês fez parte da seleção holandesa que revolucionou o futebol na Copa do Mundo de 1974. Ele tem três títulos de Liga dos Campeões pelo Ajax e manteve seu legado com ideias aplicadas no esporte como treinador. Ele morreu em 2016, aos 68 anos.

Foto: Acervo/Estadão

2º - Diego Maradona

Controverso, o “mais humanos dos deuses” foi a face do futebol argentino e conquistou a Copa do Mundo de 1986 como líder do time. Na Itália, colocou o Napoli em outro patamar e deu nome ao estádio do clube, em 2020, quando morreu aos 60 anos.

Foto: Domicio Pinheiro/DOMICIO PINHEIRO

1º - Pelé

Único a conquistar 3 Copas do Mundo. Deu um novo sentido ao número 10 e é reconhecido sem precisar mostrar o rosto. Virou ícone além do futebol e carrega, para sempre, a alcunha de ‘Rei’. Pelé morreu em 2022, aos 82 anos.

Foto: Celio Jr/Estadão Conteúdo

Os maiores técnicos da história da seleção brasileira

Veja ranking

Foto: Felipe Rau/Estadão

Produção

Redação