Foto: Dida Sampaio/Estadão - 02/07/2002

Seleção Brasileira

Os cinco maiores técnicos da história do Brasil

‘Estadão’ elege os maiores treinadores do futebol brasileiro

Foto: Arquivo/Estadão - 06/04/1975

5º - Oswaldo Brandão

Brandão conseguiu um feito raro: foi ídolo histórico de Corinthians e Palmeiras. Tricampeão brasileiro pelo alviverde, ajudou o time alvinegro a sair de uma seca de mais de 20 anos sem títulos. Também passou por Santos e São Paulo e seleção brasileira.

Foto: ROBSON FERNANDJES / AE

4º - Luiz Felipe Scolari

Campeão do Mundo em 2002, Felipão escreveu seu nome na história do futebol brasileiro. Com uma das carreiras mais longevas de treinador, conquistou um Brasileirão, tetra da Copa do Brasil e duas Libertadores. Nem o amargo 7 a 1 apaga a contribuição de Scolari.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

3º - Vanderlei Luxemburgo

Luxa se tornou um dos poucos treinadores brasileiros a treinar um clube de ponta no mundo, como o Real Madrid. Ao lado de Lula, é o técnico com mais títulos do Brasileirão: cinco. Também deixou sua marca pela seleção ao conquistar a Copa América de 1999.

Foto: Epitacio Pessoa/ AE

2º - Telê Santana

Ídolo do São Paulo, Telê conquistou no clube seus maiores títulos da carreira. Passou ainda por Flamengo, Grêmio e Atlético-MG e tem no currículo dois Brasileiros, duas Libertadores e um Mundial. É considerado um dos maiores estrategistas da história.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

1º - Zagallo

Para além das declarações históricas, Zagallo entra no topo da lista pelos números históricos como técnico. Campeão do Mundo em 1970 e 1194 (como coordenador), é o recordista em jogos e vitórias com a amarelinha. Por clubes, foi vitorioso nos quatro grandes do Rio de Janeiro.

Foto: Robson Fernandjes / Estadão

Os maiores atacantes da história do Brasil

Leia mais

Foto: Tasso Marcelo/AE

Produção

Vinícius Harfush

Veja mais Web Stories