Foto: Cesar Greco/CESAR GRECO

Futebol

Os clubes do Brasileirão que estariam dentro do Fair Play Financeiro

De acordo com estudo, apenas seis equipes da Série A do Brasileirão estariam dentro das regras; veja quais

Foto: Werther Santana/Estadão

Fair Play Financeiro

A Convocados, consultoria de investimentos especializada em futebol, desenvolveu um modelo de Fair Play Financeiro para o País. O “Relatório Convocados” de 2024, em parceria com as gestoras Galápagos e Outfield, analisa quais clubes estariam dentro das regras. A base do ranking vem de demonstrativos oficiais.

Foto: Marcelo Cortes/ Flamengo

Flamengo

Time melhor encaixado dentro das regras do Fair Play Financeiro, o Flamengo é o único a receber a nota AAA na classificação criada pela pesquisa. Isso fica por conta do contínuo aumento no crescimento de receitas do clube.

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Athletico Paranaense

Com o rating AA, o Athletico Paranaense teve resultados positivos em relação a receitas, custos e dívidas. As receitas continuaram subindo, como nos últimos anos, movidas principalmente por negociação de atletas.

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Red Bull Bragantino

Também com rating AA, o Red Bull Bragantino teve bons resultados relacionados a receitas e dívidas. O clube ainda conseguiu investir em infraestrutura em 2023.

Foto: Jefferson Aguiar/Estadão

Cuiabá

Com boa alavancagem, dívida zero e desempenho esportivo positivo — o clube foi campeão estadual na temporada de 2023 —, o Cuiabá recebe a nota A. O time chegou a ficar com caixa negativo, mas conseguiu sair do vermelho com a venda dos 20% da LFU.

Foto: Lucas Uebel/Gremio

Grêmio

O Grêmio também fica com nota A na classificação. O time sofreu com o aumento de sua dívida, mas teve bom desempenho esportivo (em 2023, foi campeão estadual, vice-campeão brasileiro e semifinalista da Copa do Brasil), em receitas, alavancagem e custos.

Foto: Cesar Greco/CESAR GRECO

Palmeiras

A geração de caixa na atividade foi suficiente para cobrir quase todas as necessidades do ano, como investimentos, pagamentos de coligadas e outras movimentações. Assim, o Palmeiras também conquistou o rating A.

Foto: Werther Santana/Werther Santana/Estadão

14 clubes da Série A estariam fora das regras, segundo estudo

Leia a matéria completa

Reportagem

Rodrigo Sampaio e Leonardo Catto

Produção

Ingrid Gonzaga