Foto: Wilton Junior/Estadão
No Brasil, poucos são os clubes que alcançaram a glória de estar no topo do mundo; confira os que ainda não conseguiram
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Apesar de ter sido duas vezes campeão da Libertadores, em 1976 e 1997, e de ter disputado a Copa Intercontinental — predecessora do que hoje se chama de Mundial de Clubes —, o Cruzeiro nunca conseguiu ser campeão do mundo. Em suas duas chances, parou como vice.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
O Botafogo nunca sequer teve a chance de ser campeão do mundo. O clube não ganhou, em toda a sua história, uma Copa Libertadores, torneio que dá acesso à disputa do Mundial. Na temporada de 2024, o time pode, enfim, alcançar a final da Libertadores — que terá, do outro lado, o Atlético Mineiro.
Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.
Atual campeão da Libertadores da América, o título de 2023 foi o único conquistado pelo Fluminense nesse torneio. Apesar de ter chegado na final do último Mundial, o time sucumbiu frente ao Manchester City e não conseguiu seu primeiro título do mundo.
Foto: Leandro Amorim/Vasco
Campeão apenas uma vez da Libertadores, em 1998, o Vasco também nunca conseguiu ser campeão do mundo. Disputada no Japão, a final única da Copa Intercontinental sagrou o Real Madrid como vencedor sobre o clube carioca.
Foto: Natacha Pisarenko/AP
O Atlético Mineiro é outro que ganhou apenas uma vez a Libertadores, em 2013. Com isso, teve a chance e participar do Mundial de Clubes já nos moldes atuais. No entanto, o time mineiro não conseguiu sequer chegar à final: foi derrotado um jogo antes, pelo Raja Casablanca.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/
Time brasileiro que mais sofre provocações por não ter Mundial, o Palmeiras é o maior clube do País a ainda não ter esse título. Mesmo que torcedores afirmem que o alviverde foi o primeiro campeão mundial, em 1951, o feito não é reconhecido pela Fifa. O clube perdeu as três chances que teve de ser o maior do mundo.
Foto: Pedro Souza /Pedro Souza
Quer saber mais sobre futebol?
Ingrid Gonzaga