Foto: Nilton Fukuda/ Estadão
Atletas importantes deram adeus aos gramados neste ano após carreiras vitoriosas; confira lista
Foto: Divulgação / Fifa.com
Considerado um dos melhores meio-campistas de sua geração, o ídolo do Barcelona pendurou as chuteiras, aos 40 anos, após se aventurar pelo futebol japonês na reta final da carreira. Ficou marcado pelo gol que deu à Espanha o título da Copa do Mundo de 20210, na África do Sul.
Foto: Divulgação
Brasileiro naturalizado português, o incansável zagueiro foi outro que deu adeus em 2024, aos 41 anos. Ele teve passagens marcantes por Porto e Real Madrid, além de ter conquistado a Eurocopa com Portugal em 2016.
Foto: Fabrice Coffrini/FABRICE COFFRINI
O defensor surpreendeu e decidiu encerrar a carreira aos 31 anos após ser diagnosticado com uma lesão no joelho. Ele conquistou 18 títulos com a camisa do Real Madrid e passou também pelo Manchester United. Pela França, foi campeão do mundo em 2018 e venceu também a Liga das Nações da Uefa.
Foto: Fabrice Coffrini/FABRICE COFFRINI
Um dos principais zagueiros italianos no século 21, o defensor se destacou com a camisa da Juventus, mas também acumulou passagens por Inter de Milão e Milan. Destaque na conquista da Eurocopa 2020, ele pendurou as chuteiras aos 37 anos, com a camisa do Fenerbahçe, da Turquia.
Foto: Divulgação/Liverpool
Filho de Mazinho, o meio-campista brasileiro naturalizado espanhol resolveu deixar o futebol aos 33 anos após seguidas lesões. Conquistou títulos importantes por Barcelona, Bayern de Munique e Liverpool e era cobiçado por times do Brasil antes de anunciar a aposentadoria.
Foto: Conmebol/Divulgação
O goleiro fez parte da histórica seleção chilena bicampeã da Copa América (2015 e 2016). Revelado pelo Colo-Colo, o arqueiro passou por Barcelona, onde conquistou a Champions League, Manchester City e Betis. Se aposentou aos 41 anos.
Foto: @RealMadrid via X
Ídolo do Real Madrid, o meia conquistou 22 títulos com o time espanhol, incluindo cinco Champions, também conquistado por ele com a camisa do Bayern. Com a seleção alemã, foi destaque na conquista da Copa de 2014. Deu adeus aos gramados aos 34 anos, sendo escolhido para a seleção ideal da temporada 2023/24 no prêmio The Best.
Foto: Karim Jaafar/AFP
Quer ver mais listas sobre Esportes?
Rodrigo Sampaio