Foto: ARQUIVO / undefined
‘Estadão’ elege os principais atletas da posição em todos os tempos
Foto: Acervo/Estadão
Especialista na grande área, o ídolo do Bayern de Munique marcou 566 gols pelo clube e conquistou a Copa de 1974 com a seleção alemã.
Foto: Divulgação
Ídolo no Milan, o holandês era o grande astro de sua seleção que ganhou a Eurocopa de 1988. Naquele ano, ele conquistou sua primeira Bola de Ouro. As outras vieram em 1989 e 1992. Com 300 gols, se aposentou precocemente, aos 28, por causa de uma lesão crônica no tornozelo.
Foto: Arquivo/ AE
Um dos maiores atacantes da primeira metade do século 20, o húngaro é multicampeão pelo Real Madrid e por pouco não levou a seleção de seu país ao título da Copa do Mundo. Com 806 gols em 793 jogos, ele batiza o prêmio da Fifa ao tento mais bonito da temporada.
Foto: Divulgação/Max
O Baixinho marcou mais de mil gols e marcou época com as camisas de Vasco, PSV, Barcelona, Flamengo e Fluminense. Foi o principal nome na conquista do tetracampeonato da seleção brasileira, em 1994.
Foto: Divulgação
Nenhum outro jogador ostentou o título de maior artilheiro da Liga dos Campeões por tanto tempo quanto o argentino. Ele disputou o torneio entre 1955 e 1964, marcou um total de 49 gols, além de empilhar títulos pelo clube espanhol.
Foto: @Inter_br via X
O Fenômeno uniu força, velocidade e qualidade técnica para vencer duas vezes a premiação da Bola de Ouro e ser o herói da seleção brasileira na campanha do Penta.
Foto: Arquivo/Estadão
Ídolo do Botafogo, o Anjo das Pernas Tortas teve carreira meteórica e encantou o mundo com seus dribles impiedosos. Bicampeão mundial, foi o protagonista da Copa do Mundo de 1962, no Chile.
Foto: Themba Hadebe/AP
Eleito seis vezes melhor do mundo, o incansável craque português é o maior goleador da história do Real Madrid (450 gols), além de ter sido artilheiro em três ligas europeias (inglesa, italiana e espanhola). Levou Portugal ao título da Euro, em 2016, e acumula cinco troféus da Champions.
Foto: Nathan Ray Seebeck/USA TODAY Sports via Reuters Con
Maior jogador de futebol do século 21, o argentino foi eleito melhor do mundo por oito vezes. Multicampeão pelo Barcelona, ele tem 634 gols pelo clube espanhol. Ajudou a tirar a Argentina da fila em 2019, na conquista da Copa América, e foi o grande protagonista da campanha do tricampeonato no Catar, em 2022.
Foto: Domicio Pinheiro/AE
Absoluto, o Rei do Futebol fez 1283 gols em 1363 jogos. Além dos diversos títulos com o Santos, a lenda conquistou três Copas do Mundo e é conhecido ao redor do planeta como grande embaixador da cultura brasileira.
Foto: Paulo Pinto/ Estadão
Como Ronaldinho Gaúcho fez Ronaldo virar ‘Fenômeno’
Rodrigo Sampaio