Foto: undefined / DIV
‘Estadão’ elege os principais atletas da posição em todos os tempos
Foto: Divulgação/FIFA
O arqueiro espanhol é uma das maiores lendas do Real Madrid, com 725 jogos entre 1998 e 2015. Disputou quatro Copas do Mundo e foi o capitão no título inédito da Espanha, em 2010, e foi titular no bicampeonato da Euro (2008 e 2012).
Foto: André Lessa/Estadão Conteúdo
Campeão Mundial e da Libertadores pelo São Paulo, o ex-arqueiro fez 1.237 partidas pelo tricolor paulista na carreira. Especialista em cobranças de falta e pênaltis, é o goleiro que mais vezes balançou as redes na história do futebol, com 131 gols.
Foto: Divulgação
Titular do Chelsea por mais de 10 anos, o checo fez parte do time mais memorável do clube inglês, sendo destaque no título da Champions 2011/12. É considerado um dos melhores arqueiros que já atuaram na Premier Legue, conquistando quatro títulos da liga.
Foto: Paulo Pinto/Estadão
Ídolo e multicampeão pelo Bayern de Munique, o alemão foi eleito por quatro anos consecutivos como o melhor goleiro da Europa e foi o primeiro arqueiro escolhido pela Fifa como melhor jogador de uma Copa do Mundo, em 2002.
Foto: Arquivo/AE
“Gelado” embaixo das traves e especialista em defender penalidades, o goleiro foi um dos melhores de sua geração, marcando época com as camisas de Cruzeiro e Corinthians. Na Europa, conquistou diversos títulos com o Milan, clube no qual é ídolo.
Foto: Arquivo/AE
Discreto, o italiano ficou marcado pela elegância e segurança na meta, com defesas espetaculares em momentos decisivos. Seis vezes campeão nacional pela Juventus, foi o capitão da seleção italiana na conquista da Copa do Mundo de 1982.
Foto: Reprodução/Bayern
Apelidado de “Gato de Anzing” pela flexibilidade em defesas difíceis, o alemão fez carreira no Bayern de Munique, conquistando diversos títulos nacionais e internacionais. Era o dono da meta no título da Alemanha na Copa de 1974.
Foto: Kai Pfaffenbach/REUTERS
De grande envergadura, qualidade técnica e poder de decisão, o alemão revolucionou a posição popularizar a participação ativa do goleiro na saída de bola, como uma espécie de líbero. Com múltiplos títulos nacionais, internacionais e individuais, foi o arqueiro da Alemanha campeã do mundo em 2014, ano em que ficou com a terceira posição da Bola de Ouro.
Foto: Arquivo
Único goleiro na história a vencer a Bola de Ouro, ganhou o apelido de “Aranha Negra” pelos reflexos e acrobacias no clássico uniforme preto de goleiro da União Soviética. Disputou quatro Copas do Mundo e foi eleito pela Fifa em 1998 como o melhor de todos os tempos.
Foto: Lee Smith/Reuters
Recordista de jogos pela Itália e no Campeonato Italiano, é um dos poucos atletas que ultrapassou a marca de mil jogos na carreira. Consistente, decisivo e de grande qualidade técnica, desde o início da carreira, no Parma, passando pela consagração na Juventus, o arqueiro é referência na posição. Conquistou a Copa do Mundo de 2006, ano em que ficou com o segundo lugar da Bola de Ouro.
Foto: Domicio Pinheiro/DOMICIO PINHEIRO
Os melhores atacantes da história do futebol
Rodrigo Sampaio