Foto: Divulgação/Botafogo Flickr

Futebol

Os maiores laterais da história do Brasil

Com Cafu, Djalma Santos e outros, ‘Estadão’ elege ranking dos melhores brasileiros da posição

Foto: Eduardo Nicolau/Estadão

5º - Djalma Santos

Djalma Santos foi bicampeão do mundo em 1958 e 1962. Ídolo do Palmeiras, pelo qual jogou 498 partidas, também defendeu Portuguesa e se aposentou no Athletico-PR. É eleito pela Fifa como o maior lateral-direito de todos os tempos.

Foto: Paulo Pinto/Estadão

4º - Cafu

Cafu é quem mais atuou pela seleção, com 142 partidas. Venceu as Copas do Mundo de 1994 e 2002, e disputou as edições de 1998 e 2006. É um dos três únicos jogadores na história a conquistar Copa do Mundo, Copa América, Libertadores, Champions League e Mundial de Clubes.

Foto: Divulgação/Botafogo Flickr

3º - Nilton Santos

Considerado o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos pela Fifa. Defendeu o Brasil em quatro Copas do Mundo: 1950, 1954, 1958 e 1962, vencendo as duas últimas. Seu nome batiza o estádio do Botafogo, clube o qual é um dos maiores ídolos.

Foto: FIFA

2º - Roberto Carlos

Com apenas 1,68m de altura, Roberto Carlos ficou conhecido pela velocidade e chute extremamente potente. Marcou 38 gols de falta, incluindo uma pintura contra a França em 1997. Teve muito sucesso no Palmeiras e no Real Madrid, conquistando vários títulos.

Foto: Helvio Romero/AE

1º - Carlos Alberto Torres

Carlos Alberto Torres foi jogador, treinador e comentarista. Como lateral-direito, foi capitão do Brasil na conquista da Copa do Mundo de 1970. Visto como um dos melhores defensores da história, destacou-se pela técnica e liderança. Seu gol na final da Copa de 1970 é um dos mais icônicos da história.

Foto: Alex Silva/Estadão

Os maiores técnicos da história do futebol brasileiro

Leia mais

Foto: Staff Images/CBF

Texto

Sergio Neto

Produção

Sergio Neto

Veja mais Web Stories