Foto: ESTADAO / undefined
Lista tem pioneiros e raros nomes da posição que foram vencedores do prêmio de melhor do mundo.
Foto: Divulgação/Conmbebol
Eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 1930, a primeira da história, forjou o estilo uruguaio de se jogar futebol.
Foto: Royal Mail/Divulgação
Quando o zagueiro inglês campeão da Copa de 1966 morreu, Pelé disse: “Bobby Moore era meu amigo e o melhor zagueiro que enfrentei”.
Foto: Alfredo Rizzutti/ Estadão
Integrante da aguerrida escola argentina, se destacou pelo River Plate, era bom também em fazer gols e foi campeão do mundo em 1978.
Foto: Wilton Junior/AE
Acumulador de títulos com o Real Madrid, inclusive marcando gols decisivos, também venceu a Copa de 2010 com a Espanha.
Foto: Autor desconhecido/Domínio público
Sempre lembrado quando o assunto é os maiores zagueiros da história, exibiu seu estilo elegante nas conquista da Copa do Mundo de 1982, com a Itália, e da Liga dos Campeões de 1984, com a Juventus.
Foto: Ronny Hartmann/AFP
Maior zagueiro artilheiro da história, com 253 gols, venceu a Champions com o Barcelona em 1991 e é um dos grandes nomes do futebol holandês. Hoje, é técnico da seleção nacional.
Foto: Divulgação/B
Campeão mundial com a Alemanha em 1990, foi eleito o melhor jogador do mundo pela France Football em 1996, época em que defendia o Borussia Dortmund, feito raro para um defensor.
Foto: Vanessa Carvalho/Estadão
Outro defensor vencedor da Bola de Ouro, o italiano defendeu gigantes como Inter, Juventus e Real Madrid, além de ter sido campeão do mundo em 2006.
Foto: Marcelo Auge
Passou a carreira toda no Milan, time pelo qual foi tricampeão da Champions League. Pela seleção italiana, venceu a Copa do Mundo de 1982.
Foto: Arquivo / Estadão
Morto em janeiro deste ano, é um dos maiores nomes do futebol mundial. O Kaiser foi um dos primeiros zagueiros a se destacar pela qualidade técnica, levou a Alemanha ao título da Copa de 1974 e ganhou duas bolas de ouro.
Foto: @andreschnura via Instagram
Quer saber mais sobre futebol?
Foto: Petr David Josek/AP
Bruno Accorsi