Foto: Paulo Pinto / Agência Estado
Equipe de Esportes do ‘Estadão’ mostra clubes de futebol que chegaram ao ostracismo no cenário nacional.
Foto: Clayton de Souza/AE
O clube foi fundado em 1998. O Guaratinguetá chegou a disputar a Série B do Brasileirão em 2012. Em 2017, pediu licenciamento das competições oficiais.
Foto: Divulgação
Fundado em 1974, o Matsubara chegou a se destacar no cenário do futebol paranaense. No entanto, acabou extinto no ano de 2011.
Foto: Evelson de Freitas/AE
O clube nasceu em 1991 e disputou a Série A-1 do Campeonato Paulista em quatro oportunidades. Jogou a Copa do Brasil de 2009. Por falta de recursos financeiros, o Atlético Sorocaba encerrou as atividades em 2016.
Foto: Rodrigo Coca/AE
O Grêmio Barueri foi fundado por empresários em 1989. Em 2011, após divergências políticas, mudou-se para Presidente Prudente, sendo chamado de Grêmio Prudente. Pouco depois, porém, voltou para Barueri. O clube se licenciou das atividades em 2017.
Foto: Divulgação
Fundado pela aristocracia paulistana, o clube foi um dos principais times de futebol nacional do período amador, com 11 troféus estaduais. O Athletico Paulistano abandonou o futebol de forma oficial em 1929.
Foto: Lucas Bolzan/SEG
Clube mais popular e vitorioso do Distrito Federal, com 13 títulos estaduais, o Gama tem operado em Recuperação Judicial. O clube disputou a elite do Brasileirão pela última vez há vinte e dois anos.
Foto: Robertson Luz/AE
Foi fundado como Malutrom, em 1994. Após mudar o nome para JMalucelli, o clube acertou em 2009 uma parceria com o Corinthians e tornou-se Sport Club Corinthians Paranaense. O JMalucelli encerrou as atividades em 2017.
Foto: Marcos de Paula/AE
Comandado por Mano Menezes, o XV de Novembro de Campo Bom foi semifinalista da Copa do Brasil de 2004. O clube fechou as portas em 2008, por dificuldades financeiras e falta de calendário. Tentou voltar em 2013, mas encerrou o futebol de novo em 2015.
Foto: Alaor Filho/AE
O auge do Paulista de Jundiaí ocorreu em 2005, com a conquista da Copa do Brasil. No ano anterior, foi vice-campeão do Paulistão. Nos anos seguintes, o clube se afundou em dívidas. A equipe disputará a quarta divisão do Estadual em 2025.
Foto: Marcos de Paula/AE
Quer saber mais sobre o futebol brasileiro?
Foto: Rodrigo Coca/Arena
Felipe Alencar
Felipe Alencar