Foto: Paulo Pinto / Agência Estado

Futebol nacional

Os times brasileiros que sumiram do mapa

Equipe de Esportes do ‘Estadão’ mostra clubes de futebol que chegaram ao ostracismo no cenário nacional.

Tudo sobre futebol

Foto: Clayton de Souza/AE

Guaratinguetá

O clube foi fundado em 1998. O Guaratinguetá chegou a disputar a Série B do Brasileirão em 2012. Em 2017, pediu licenciamento das competições oficiais.

Foto: Divulgação

Matsubara

Fundado em 1974, o Matsubara chegou a se destacar no cenário do futebol paranaense. No entanto, acabou extinto no ano de 2011.

Foto: Evelson de Freitas/AE

Atlético Sorocaba

O clube nasceu em 1991 e disputou a Série A-1 do Campeonato Paulista em quatro oportunidades. Jogou a Copa do Brasil de 2009. Por falta de recursos financeiros, o Atlético Sorocaba encerrou as atividades em 2016.

Foto: Rodrigo Coca/AE

Grêmio Barueri

O Grêmio Barueri foi fundado por empresários em 1989. Em 2011, após divergências políticas, mudou-se para Presidente Prudente, sendo chamado de Grêmio Prudente. Pouco depois, porém, voltou para Barueri. O clube se licenciou das atividades em 2017.

Foto: Divulgação

Athletico Paulistano

Fundado pela aristocracia paulistana, o clube foi um dos principais times de futebol nacional do período amador, com 11 troféus estaduais. O Athletico Paulistano abandonou o futebol de forma oficial em 1929.

Foto: Lucas Bolzan/SEG

Gama

Clube mais popular e vitorioso do Distrito Federal, com 13 títulos estaduais, o Gama tem operado em Recuperação Judicial. O clube disputou a elite do Brasileirão pela última vez há vinte e dois anos.

Foto: Robertson Luz/AE

JMalucelli

Foi fundado como Malutrom, em 1994. Após mudar o nome para JMalucelli, o clube acertou em 2009 uma parceria com o Corinthians e tornou-se Sport Club Corinthians Paranaense. O JMalucelli encerrou as atividades em 2017.

Foto: Marcos de Paula/AE

XV de Campo Bom

Comandado por Mano Menezes, o XV de Novembro de Campo Bom foi semifinalista da Copa do Brasil de 2004. O clube fechou as portas em 2008, por dificuldades financeiras e falta de calendário. Tentou voltar em 2013, mas encerrou o futebol de novo em 2015.

Foto: Alaor Filho/AE

Paulista de Jundiaí

O auge do Paulista de Jundiaí ocorreu em 2005, com a conquista da Copa do Brasil. No ano anterior, foi vice-campeão do Paulistão. Nos anos seguintes, o clube se afundou em dívidas. A equipe disputará a quarta divisão do Estadual em 2025.

Foto: Marcos de Paula/AE

Quer saber mais sobre o futebol brasileiro?

Clique aqui

Foto: Rodrigo Coca/Arena

Texto

Felipe Alencar

Produção

Felipe Alencar

Veja mais Web Stories