Foto: Reprodução

Futebol

Os maiores laterais da história do Brasil

Uma das posições de maior destaque na história do futebol brasileiro, o esporte foi marcado por nomes como Djalma Santos, Cafu, entre outros. Confira a seguir o ranking do ‘Estadão’.

Foto: Paulo Pinto/Estadão

Menções honrosas

Justamente dois nomes que ficaram fora do top-3 são Cafu e Djalma Santos. O primeiro é quem mais atuou pela seleção, com 142 partidas e venceu as Copas do Mundo de 1994 e 2002; o segundo, ídolo do Palmeiras, foi bicampeão mundial em 1958 e 1962.

Foto: Divulgação/Botafogo Flickr

3º - Nilton Santos

Considerado o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos pela Fifa. Defendeu o Brasil em quatro Copas do Mundo: 1950, 1954, 1958 e 1962, vencendo as duas últimas. Seu nome batiza o estádio do Botafogo, clube o qual é um dos maiores ídolos.

Foto: FIFA

2º - Roberto Carlos

Com apenas 1,68m de altura, Roberto Carlos ficou conhecido pela velocidade e chute extremamente potente. Marcou 38 gols de falta, incluindo uma pintura contra a França em 1997. Teve muito sucesso no Palmeiras e no Real Madrid, conquistando vários títulos.

Foto: Helvio Romero/AE

1º - Carlos Alberto Torres

Carlos Alberto Torres foi jogador, treinador e comentarista. Como lateral-direito, foi capitão do Brasil na conquista da Copa do Mundo de 1970. Visto como um dos melhores defensores da história, destacou-se pela técnica e liderança. Seu gol na final da Copa de 1970 é um dos mais icônicos da história.

Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

Dorival Júnior fica na seleção brasileira após rodada ruim nas Eliminatórias? Entenda cenário

Leia mais

Foto: Staff Images/CBF

Texto

Sergio Neto

Produção

Murillo César Alves