Foto: João Loureiro/Ag. Paulistão
Relembre as 10 equipes que ergueram a taça do Estadual mais importante do País nos útlimos anos.
Foto: Daniel Teixeira/AE
Em 2015, o Santos superou o Palmeiras na decisão por pênaltis. No jogo de ida, vitória alviverde por 1 a 0. Na volta, os santistas ganharam por 2 a 1 e confirmaram o título nas penalidades, por 4 a 2.
Foto: Alex Silva/Estadão
Diante do surpreendente Audax, de Fernando Diniz, o Santos faturou mais um Paulistão em 2016. No primeiro encontro, empate por 1 a 1. Na finalíssima, triunfo alvinegro por 1 a 0.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Com Fábio Carille no comando, o Corinthians faturou três Paulistões seguidos. O primeiro veio em 2017, com vitória sobre a Ponte Preta na final. Na ida, 3 a 0; na volta, empate por 1 a 1.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Uma final muito polêmica terminou com título corintiano, nos pênaltis, em pleno Allianz Parque. Na ida, vitória do Palmeiras por 1 a 0, em Itaquera. Na partida decisiva, deu Corinthians pelo mesmo placar. Nas penalidades, 4 a 3.
Foto: Felipe Rau/Estadão
O tri do Corinthians veio em 2019 diante de outro rival, o São Paulo. Após empate sem gols no jogo de ida, o time alvinegro ganhou por 2 a 1 a partida decisiva e ficou com a taça.
Foto: Alex Silva/Estadão
O Palmeiras encerrou um jejum de 12 anos sem título estadual. Em meio à pandemia, com Allianz Parque vazio, o time alviverde superou o rival Corinthians nos pênaltis (4 a 3) após dois empates (0 a 0 e 1 a 1).
Foto: Alex Silva/Estadão
Após nove anos de jejum, o São Paulo voltou a comemorar uma conquista. Naquele Paulistão, o time tricolor empatou sem gols com o Palmeiras na ida e ficou com a taça ao vencer, no Morumbi, por 2 a 0, na volta.
Foto: Felipe Rau/Estadão
No ano seguinte, veio a revanche alviverde. Na final com o São Paulo, derrota no jogo de ida por 3 a 1, e goleada na volta, por 4 a 0.
Foto: Alex Silva/Estadão
Em 2023, o roteiro praticamente se repetiu. Dessa vez o adversário foi o Água Santa. Na ida, em Barueri, o time de Diadema ganhou por 2 a 1. Na partida de volta, 4 a 0 e mais um troféu para a conta de Abel Ferreira.
Foto: Alex Silva/Estadão
Depois de perder para o Santos no jogo de ida, o Palmeiras decidiu em sua casa. Com gols de Veiga e Moreno, o time alviverde ergueu o tricampeonato seguido que não acontecia desde 1932-1934. Foi o décimo título conquistado por Abel Ferreira.
Foto: João Loureiro/Ag. Paulistão
Quer saber mais sobre o Campeonato Paulista?
Foto: João Loureiro/Ag. Paulistão
Marcos Antomil e Sergio Neto