Foto: REPRODUCAO / REPRODUCAO
Campeão da Copa Rio de 1951, o Palmeiras tenta legitimar a conquista internacional como sendo um título mundial há anos. A questão é que, ao longo do tempo, Fifa e Palmeiras divergem sobre o tema.
Foto: Valeria Gonçalvez/ AE
A Fifa divulgou nesta semana mais detalhes sobre a Copa Intercontinental da Fifa, que será disputada neste ano. Entre as informações, está uma atualização da lista de campeões mundiais do torneio, que não inclui o nome do Palmeiras entre os campeões.
Foto: Thomas Coex/ AFP
O primeiro título reconhecido é o do Real Madrid, em 1960. Dali em diante, a Fifa passa a reconhecer os troféus como de campeões mundiais. Por isso, Corinthians, Internacional, São Paulo, Grêmio, Flamengo e Santos estão na lista.
Foto: REPRODUCAO / REPRODUCAO
No começo de 2024, a entidade máxima do futebol teve uma ata de uma reunião realizada em 2014 traduzida para o português e juramentada. Nesse documento, a Fifa teria reconhecido o Palmeiras como campeão do mundo. Em 2007, outra reunião também chegou a reconhecer a conquista.
Foto: Daniel Teixeira/ Estadão
Em 2022, a Fifa também mencionou o Palmeiras como campeão do mundo em uma entrevista com o atacante Rony durante a disputa da edição daquele ano. O Palmeiras foi vice campeão depois de perder a final para o inglês Chelsea.
Foto: Tatiana Lafraia/Estadão
Em 1951, as equipes participantes foram Juventus (Itália), Sporting (Portugal), Nice (França), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Estrela Vermelha (Sérvia). Todos eles campeões de suas ligas nacionais.
Foto: Valeria Goncalvez/AE
Leia a matéria completa
Vinícius Harfush
Murillo César Alves