Foto: WILSON PEDROSA/AE
Tenista acumula taças icônicas em Roland Garros, Monte Carlo e até dentro de quadra brasileira; veja lista
Foto: FABIO MOTTA/AE
Em 2002, Guga conquistou seu primeiro título em nível ATP no País. No Brasil Open, o brasileiro enfrentou adversários que estavam abaixo de sua posição no ranking mundial. A final icônica durou mais de três horas e foi diante do argentino Guillermo Coria.
Foto: WILTON JUNIOR/AE
No saibro da quadra de Monte Carlo, em Mônaco, Guga Kuerten bateu o marroquino Hicham Arazi por 3 sets a 0. Esse foi o segundo título de ATP conquistado pelo brasileiro na competição. 2001 foi um ano de muitas conquistas importantes na carreira do tenista.
Foto: WILTON JUNIOR/AE
Guga venceu o australiano Patrick Rafter por 3 sets a 0 em mais uma final acirrada no saibro, quadra que é especialidade do tenista brasileiro. Em 2019, o ex-atleta voltou à quadra italiana para receber uma homenagem pelo título.
Foto: WILTON JUNIOR/AE
No top 10, a primeira conquista de Monte Carlo surge na sétima posição. O primeiro título em Mônaco veio contra o chileno Marcelo Ríos. Mas a final terminou antes do previsto já que o adversário desistiu da partida no meio dela. O placar foi 6/4 e 2/1.
Foto: WILSON PEDROSA/AE
Em 2001, Gustavo Kuerten levantou sua primeira taça fora do saibro. E o torneio se torna ainda mais marcante já que o brasileiro derrotou na campanha apenas tenistas que estavam no top 30 mundial. A final foi novamente contra o australiano Patrick Rafter em 2 sets a 0.
Foto: CHIQUINHO LEITE/AE
O ano 2000 foi, de fato, marcante para a carreira do tenista brasileiro. O Masters de Hamburgo, na Alemanha, foi o segundo no calendário de Guga daquele ano. Meses antes, já havia levado o ATP de Santiago, no Chile. A final apertada de 3 sets a 2 foi contra o russo Marat Safin.
Foto: WILSON PEDROSA/AE
Seguindo o ano vitorioso, Guga levou seu segundo título de Roland Garros. No saibro, o tenista se firmou como um dos maiores nomes do esporte no mundo. Venceu adversários que estavam no top 15 da ATP e a final foi diante do 3º colocado, o sueco Magnus Norman.
Foto: WILSON PEDROSA/AE
O icônico tricampeonato de Roland Garros veio em 2001. O adversário da final foi o espanhol Alex Corretja e Guga venceu o rival por 3 sets a 1 de virada na quadra parisiense. Em 2021, o brasileiro chegou a eleger esse como o seu título mais especial da carreira.
Foto: RON C. ANGLE/AE
Para fechar o pacote de grandes títulos no ano 2000, Guga Kuerten conquistou o Master 2000, em Lisboa, Portugal, e foi ali que chegou pela primeira vez no top do ranking mundial, feito que se mantém até hoje como único brasileiro a ter esse posto. Venceu o lendário Andre Agassi por 3 a 0.
Foto: ARQUIVO/A
Para fechar a lista dos maiores títulos da carreira de Guga, está a disputa no saibro em 1997. Esse foi o primeiro grande torneio vencido pelo tênis masculino no País. Até então, apenas Maria Esther Bueno havia sido campeã. Na final, venceu o espanhol Sergi Bruguera por 3 sets a 0.
Foto: WILSON PEDROSA/AE
Veja tudo sobre o maior tenista brasileiro da história
Foto: WILSON PEDROSA/AE
Vinícius Harfush