Foto: Rafael Ribeiro/CBF
O futebol aos sábados e domingos é um evento tradicional no Brasil. Mas você sabe como escolher a chuteira para os diversos tipos de pelada: campo, society ou futsal? Veja agora as diferenças e os melhores modelos.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O futebol de campo é o mais clássico e com mais variedades de chuteiras. As de piso firme são as mais versáteis, e contam com travas fixas. Já as de piso macio, têm menos travas e são boas para campos molhados.
Foto: Reprodução Instageam Neymarjr
Se o campo de jogo estiver com muitas falhas na grama, a melhor opção é a de multipiso. Ela é uma das opções mais versáteis e podem ser usadas em vários tipos de gramado.
Foto: Estadão
Caso a pelada aconteça em um campo society, é melhor outra opção. Esse tipo de campo, feito com grama sintética ou mais baixa, faz com que o jogo seja mais rápido, e por isso as travas devem ser menores.
Foto: EPITACIO PESSOA
A chuteira ideal tem a sola com vários travas pequenas. Com isso, o solado não entra na grama, trazendo maior agilidade. Elas são mais macias, em geral, por serem feitas de borracha, o que aumenta a aderência.
Foto: Leto Ribas/CBF
O futebol de salão, popularmente conhecido com futsal, é caracterizado por ser disputado em quadras. Ou seja, sem grama é necessário uma chuteira que dê aderência e não faça escorregar.
Foto: Luiz Pires/Divulgação
A chuteira do futsal, portanto, deve ser sem travas e é importante que ela seja usada apenas na quadra, para não desgastar o solado e fazer com que o calçado perca aderência.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
Leticia Quadros