Foto: AE / AE
‘Estadão’ elege os melhores comandantes da equipe do Brasil
Foto: Estadão
No comando da seleção em duas Copas, Telê não ganhou títulos com o Brasil, mas encantou os brasileiros com o futebol jogado por seus comandados. Em 1982, perdeu a final do torneio para a Itália em um episódio que ficou conhecido como “Tragédia do Sarriá”. Em 86, a seleção foi eliminada pela França nos pênaltis, mesmo invicta.
Foto: Alex Silva/Estadão
Treinador da maior derrota brasileira, em 2014, Felipão também liderou grandes vitórias da seleção. A maior delas foi o último título de Copa do Mundo conquistado pelo Brasil até então: o pentacampeonato de 2002. Luiz Felipe Scolari também venceu a Copa das Confederações de 2013.
Foto: Arquivo/AE
Vicente Feola foi o primeiro técnico brasileiro a trazer para o País uma Copa do Mundo: a de 1958. Por questões de saúde, não pôde comandar a seleção na Copa seguinte, quando o Brasil se sagrou bicampeão. Mesmo assim, foi o líder de conquistas de torneios sul-americanos, como a Taça Oswaldo Cruz e a Copa Roca.
Foto: REGINALDO MANENTE
Várias vezes no comando da equipe brasileira, Aymoré Moreira foi o técnico que levou a seleção a conquistar o bicampeonato mundial, em 1962. Também venceu diversos clássicos sul-americanos em cima de Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
Foto: AE / AE
Presente como preparador físico da seleção brasileira na Copa de 70, Parreira esteve como técnico em diversas Copas do Mundo, liderando diferentes seleções. Pelo Brasil, sua melhor atuação foi em 94, quando o País se tornou tetra. O treinador também venceu a Copa América de 2004.
Foto: ESTADAO / undefined
Maior técnico da seleção brasileira, o “Velho Lobo” esteve à frente da conquista de diversos títulos da seleção brasileira — o mais importante deles sendo o da Copa de 70, o tricampeonato do Brasil. Entre outros, ele também foi responsável pela obtenção de outro troféu, o da Copa América de 97.
Foto: Celio Jr/Estadão Conteúdo
Quer saber mais sobre futebol?
Ingrid Gonzaga