Foto: Divulgação/Barcelona
‘Estadão’ lista treinadores que marcaram gerações por suas filosofias de jogo e conquistas
Foto: Divulgação/ Santos FC
Responsável por comandar o Santos de Pelé., conquistou oito títulos paulistas, cinco brasileiros, duas Libertadores e dois Mundiais em 12 anos.
Foto: Reprodução/@SaoPauloFC via Twitter
Comandante da seleção brasileira de 1982, Telê Santana montou um dos mais bonitos esquadrões brasileiros de todos os tempos. Por clubes, se tornou ídolo do Atlético-MG e do São Paulo.
Foto: Tottenham via X
Polêmico e genioso, “The Special One” conquistou campeonatos nacionais em Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra. Seus dois maiores títulos, no entanto, são as Ligas dos Campeões ganhas com a Internazionale e o Porto.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Bicampeão da Liga dos Campeões com o Milan nas temporadas de 88/89 e 89/90, o treinador italiano também foi vice-campeão da Copa do Mundo de 1994.
Foto: Divulgação/Barcelona
Um dos maiores jogadores da história, Cruyff também revolucionou o esporte fora do campo. No comando do Barcelona, criou o DNA futebolístico do clube e faturou um tetra campeonato nacional e uma Liga dos Campeões.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
O Velho Lobo comandou os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro e, pela seleção brasileira, foi campeão da Copa do Mundo de 1970.
Foto: Thomas Coex/AFP
O italiano é o único treinador a vencer os cinco principais campeonatos nacionais europeus — inglês, espanhol, italiano, francês e alemão. Por Milan e Real Madrid, ganhou cinco Liga dos Campeões.
Foto: Divulgação/Manchester United
O treinador escocês comandou o Manchester United por 27 anos consecutivos e, durante esse período, conquistou treze campeonatos ingleses e duas Liga dos Campeões.
Foto: @afcajax via Instagram
A mente por trás do “Carrossel Holandês” da Copa do Mundo de 1974, o treinador revolucionou o futebol com seu estilo de jogo. Por clubes, faturou a Liga dos Campeões pelo Ajax.
Foto: Scott Heppel/AP
Aluno de Johan Cruyff, o treinador espanhol é a principal mente pensante do futebol na última década. Pelo Barcelona, foi bicampeão da Liga dos Campeões e, no Manchester City, mudou o futebol inglês, conquistando seis títulos nacionais em oito anos.
Foto: ESTADAO / undefined
Quer saber mais sobre futebol?
Foto: Martin Rickett/AP
Bruno Accorsi