Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Futebol

Ronaldo empresário: conheça as empresas do Fenômeno

Ronaldo Fenômeno foi um dos maiores atacantes de todos os tempos. Fora dos gramados, também alcançou carreira de sucesso. Com fortuna estimada em R$ 1 bilhão, ele começou como empresário em 1998, quando teve uma convulsão antes da final da Copa da França e, mesmo assim, jogou. Conheça, a seguir, as empresas de Ronaldo!

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Tara Sports

A Tara Sports, sediada em Madri, é a empresa que Ronaldo usa para gerir o Valladolid, primeiro clube que comprou. Como fez com o Cruzeiro, o Fenômeno também quer se desfazer de suas ações no time espanhol.

Foto: Reprodução/Instagram @r9gestao

R9 Gestão Patrimonial & Financeira

É uma startup responsável por cuidar, desde 2018, das finanças e patrimônios de jogadores de futebol. Ronaldo tem como sócio Gabriel Jesus, jogador do Arsenal, e a empresária Viviane Leal, que também é cofundadora. Recentemente, se uniu a Galapagos Capital e virou Galaticos Capital, numa alusão ao Real Madrid do começo do século.

Foto: Reprodução/Instagram @celinalocks

Fundação Fenômenos

A Fundação Fenômenos foi criada por Ronaldo em 2010, quando o Brasil disputou a Copa da África do Sul. Ela é presidida por sua mulher, Celina Locks, com quem se casou recentemente. Ela é modelo e influencer.

Foto: Reprodução/Instagram @ronaldoacademybr

Ronaldo Academy

A empresa foi fundada ao lado de Marcos Coelho, head coach, e Marcio Atalla. Tem como objetivo aplicar metodologias de treinamento e investir na formação de atletas de futebol. Trabalha com jogadores desde os 5 aos 17 anos. “Transformando o mundo e formando cidadãos através do futebol”, diz a descrição.

Foto: Fábio Figueiredo/Cruzeiro

Oddz Network

A Oddz Network é uma holding que exerce controle sobre outros quatro empreendimentos. São eles: Octagon, Ronaldo TV, Beyond Films, Wayz (agencia de viagens corporativas) e Talentz. O Fenômeno está à frente, portanto, de nove empresas.

Foto: Eduardo Nicolau/Estadão

Quer saber mais sobre futebol?

Clique aqui

Texto

Sergio Neto

Produção

Sergio Neto