Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Fenômeno

Ronaldo foi mais feliz como jogador ou empresário? Veja conquistas

Equipe de Esportes do ‘Estadão’ relembra feitos do Fenômeno tanto dentro como fora de campo.

Mais sobre o Fenômeno

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Cruzeiro

Longe dos gramados, o ex-atleta comprou a SAF do Cruzeiro, clube no qual iniciou sua carreira profissional, em 2021. Após alguns desgastes com a torcida, Ronaldo vendeu 90% das ações da SAF para o empresário Pedro Lourenço, neste ano de 2024.

Foto: Reprodução/@ronaldo

Valladolid

Ronaldo é sócio majoritário do Real Valladolid. Apesar de críticas da torcida (o clube sofreu dois rebaixamentos desde que ele assumiu), o ex-atacante ainda não vendeu as ações, como fez com o Cruzeiro. Nesta temporada, o Valladolid reconquistou o acesso à elite espanhola.

Foto: Fábio Figueiredo/Cruzeiro

Oddz Network

A holding Oddz Network controla outros empreendimentos do ex-jogador. Entre eles, está a Octagon, que agencia a carreira de outras personalidades do esporte.

Foto: Alex Silva/Estadão

Galáticos Capital

Junto com a Galapagos Capital, Ronaldo criou a Galáticos Capital, empresa responsável pela gestão patrimonial de atletas. Antes da fusão, o ex-atacante possuía a R9 Gestão Patrimonial & Financeira, em sociedade com Gabriel Jesus.

Foto: Gustavo Aleixo/ Cruzeiro

Ronaldo Academy

A franquia de escolas de futebol do Fenômeno atende crianças de cinco a dezessete anos de idade.

Foto: Nilton Fukuda/AE

Títulos

Como jogador, Ronaldo Fenômeno acumula títulos, prêmios individuais e conquistas por Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Corinthians.

Foto: Celso Júnior/Estadão

Copa Intercontinental e Bola de Ouro

Dentro de campo, Ronaldo foi campeão da Copa Intercontinental, equivalente ao atual Mundial de Clubes, com o Real Madrid, em 2002. No mesmo ano, recebeu a Bola de Ouro e o prêmio de melhor do mundo pela Fifa.

Foto: Robson Fernandjes/AE

Bronze olímpico

Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, o elenco brasileiro, que contava com nomes como Rivaldo, Roberto Carlos e Dida — além de Ronaldo —, conquistou o primeiro bronze do País no torneio.

Foto: Robson Fernandjes / Estadão

Copas do Mundo

Um dos maiores nomes da história da seleção brasileira, o Fenômeno esteve presente nas conquistas do tetra (1994) e do penta (2002). Com 62 gols, o jogador é o terceiro maior artilheiro da equipe, atrás apenas de Neymar e Pelé.

Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

Quer saber mais sobre o futebol brasileiro?

Clique aqui

Foto: Robson Fernandjes/AE

Texto

Ingrid Gonzaga, Ricardo Magatti e Felipe Alencar

Produção

Ingrid Gonzaga, Ricardo Magatti e Felipe Alencar

Veja mais Web Stories