Foto: Manu Fernandez/AP

ENTRE O VEXAME E A MALDIÇÃO

Zica? Veja todos os fracassos da Alemanha desde o 7 a 1

Desde a goleada histórica em cima do Brasil na Copa do Mundo de 2014, a seleção alemã vem acumulando vexames nas competições internacionais

Foto: Wilton Junior/Estadão

Rio 2016

Por mais que o futebol masculino nas Olimpíadas não seja considerado profissional, é sempre bom lembrar que a primeira medalha de ouro do Brasil na modalidade veio em pleno Maracanã, contra a Alemanha, dois anos depois do vexame na Copa.

Foto: Divulgação/Fifa

Copa do Mundo 2018

Na Rússia, os alemães chegaram como favoritos aos título por serem os atuais campeões mundiais. Mas a campanha se transformou em vexame ao caírem na fase de grupos contra México, Suécia e Coreia do Sul. Foi primeiro grande fracasso da equipe.

Foto: Divulgação/Fifa

Liga das Nações 2018/19

A grande verdade é que a Alemanha foi rebaixada para a Liga B depois de ficar em último lugar no seu grupo (Holanda e França). Mas, para a edição seguinte, a Uefa ampliou o número de participantes e beneficiou os alemães, que voltaram a disputar a Liga A.

Foto: Reprodução/Twitter/@DFB_Team_EN

Eurocopa 2021

Na última Euro, os alemães caíram nas oitavas de final contra a Inglaterra, que jogava diante de sua torcida. Após uma primeira fase ruim, perdeu por 2x1 e acumulou mais um fracasso na última década.

Foto: Reprodução/Twitter/@DFB_Team_EN

Copa do Mundo 2022

No último Mundial, a Alemanha decepcionou mais uma vez e caiu na fase de grupos da competição pela segunda vez seguida. Sob comando de Hansi Flick, em sua primeira Copa, desempenharam mal contra Costa Rica, Espanha e Japão e ficaram na terceira posição.

Foto: Matthias Schrader/AP

Eurocopa 2024

Nesta Eurocopa, a Alemanha até fez boa primeira fase e era cotada como uma das favoritas ao título por jogar em casa com apoio da torcida. Diante da Espanha, ficou atrás do placar até os 43 do segundo tempo, levou para a prorrogação, mas sofreu o 2x1 e foi eliminada.

Foto: Hassan Ammar/AP

Saiba mais sobre a Eurocopa 2024

Leia também

Foto: Wilton Junior/Estadão

Produção e reportagem

Vinícius Harfush