Foto: LUIZ PRADO
‘Estadão’ elege os cinco principais esportistas do País; ranking inclui homens e mulheres de diferentes modalidades
Foto: Clayton De Souza/Estadão
O “Mão Santa” se consagrou como uma das lendas do basquete mundial mesmo sem jogar na NBA. Ele é o segundo maior cestinha da história, com 49.973 pontos, e cujo recorde detinha até 2024. Pela seleção, fez história ao liderar o time que bateu a estrelada equipe dos EUA no Pan de Indianápolis, em 1987.
Foto: Denise Adams/AE
Primeiro sul-americano bicampeão olímpico (1952 e 1956) e recordista mundial do salto triplo, ele foi o primeiro atleta a quebrar a barreira dos 16 metros. Ídolo do São Paulo, as duas estrelas douradas no escudo do clube são em sua homenagem. Morreu em 2001, aos 73 anos.
Foto: Arquivo/Estadão Conteúdo
Tida por muitos como a maior atleta feminina brasileira de todos os tempos, a “Bailarina do Tênis” colecionou mais de 500 títulos internacionais ao longo de 20 anos de carreira, incluindo seis Grand Slams em disputas simples. Morreu em 2018, aos 78 anos.
Foto: Luiz Prado/AE
Tricampeão mundial de Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991), o piloto deteve o recorde de poles por mais de uma década e o mais rápido da categoria nos últimos 40 anos. Empresário e filantrópico, ajudou a popularizar o automobilismo no País e deixou uma legião de fãs órfã após sua morte prematura em 1º de maio de 1994.
Foto: Reginaldo Manente/ AE
Dispensando comentários, o Rei do Futebol venceu três Copas do Mundo com a seleção, sendo a primeira como protagonista aos 17 anos, foi multicampeão pelo Santos e se tornou o maior embaixador do Brasil mundo afora. Morreu em 2022, aos 81.
Foto: FERNANDA LUZ
Quer ver mais listas sobre esportes?
Rodrigo Sampaio