Foto: RAFAEL RIBEIRO/CBF

Esportes

Os craques das seleções da América do Sul

Equipes sul-americanas e seus melhores jogadores se enfrentam nesta Data Fifa pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026

Foto: Reprodução/Twitter via @FCBarcelona

Argentina - Messi

Um dos maiores nomes da história da seleção argentina, Lionel Messi nas Eliminatórias da Copa do Mundo não é artilheiro só de sua equipe, mas também da competição. Só no torneio classificatório foram seis gols e duas assistências.

Foto: Fernando Vergara/AP

Colômbia - James Rodríguez

Craque da segunda colocada das Eliminatórias, James Rodríguez é há anos nome conhecido da seleção colombiana. O jogador marcou dois gols nesse torneio e é o líder de assistências: quatro no total. Ele também foi eleito o melhor atleta da Copa América de 2024.

Foto: @Uruguay via X

Uruguai - Darwin Nuñez

Um dos principais em número de gols e assistências, Darwin Nuñez é um dos maiores nomes uruguaios. Vice-artilheiro, marcou cinco vezes e assistiu três em oito jogos das Eliminatórias. Jogador do Liverpool, o centroavante é um dos atletas do Uruguai com maior valor de mercado.

Foto: Staff Images/CBF

Brasil - Rodrygo

Um dos principais nomes da parte ofensiva do Brasil e camisa 10 na ausência de Neymar, Rodrygo é o artilheiro da seleção nas Eliminatórias da Copa, com três gols e uma assistência. O jogador também é peça-chave na Copa América, onde joga com outro craque da equipe brasileira: Vini. Jr.

Foto: Divulgação/FEF

Equador - Caicedo

Apesar de não ter gols pela seleção equatoriana nas Eliminatórias da Copa do Mundo, Moisés Caicedo é um dos jogadores que mais deu assistências no torneio: três ao todo. Agora atuando pelo Chelsea, o volante chegou a ser parte do Brighton e esteve na mira do Liverpool.

Foto: @Albirroja via X

Paraguai - Julio Enciso

De apenas 20 anos, Julio Enciso é um daqueles jogadores para se ficar atento nos próximos anos. Nos três jogos que participou pela seleção paraguaia na Copa América de 2024, foi responsável por um gol. Atualmente, atua pelo Brighton.

Foto: @SantosFC via X

Bolívia - Miguelito

Joia do Santos, Miguel Terceros — ou Miguelito, como é mais conhecido no Brasil — é o artilheiro da Bolívia nas Eliminatórias da Copa e foi, durante algum tempo, o maior goleador da competição. Nas cinco partidas de que participou, marcou três gols.

Foto: @selevinotinto via X

Venezuela - Soteldo

Yeferson Soteldo, que atualmente joga no Grêmio emprestado pelo Santos, é o camisa 10 da seleção venezuelana. O jogador marcou um gol nas Eliminatórias e deu assistência para mais três. Soteldo já chegou a ser elogiado por colegas de elenco como o capitão Tomás Rincón, com quem jogou também no Santos.

Foto: Divulgação/Federação Peruana de Futebol

Peru - Guerrero

Apesar de ter passado alguns momentos afastado da seleção peruana, Paolo Guerrero voltou a ser convocado nesta Data Fifa de novembro. O jogador é o maior artilheiro da história da equipe, com mais de 30 gols marcados.

Foto: @LaRoja via X

Chile - Eduardo Vargas

Artilheiro da seleção chilena nas Eliminatórias da Copa do Mundo, Eduardo Vargas tem, no total, dois gols em quatro jogos no torneio — um deles marcado em derrota contra o Brasil. O jogador, no momento, atua pelo Atlético Mineiro, finalista da Copa do Brasil e da Libertadores desta temporada.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Quer acompanhar as Eliminatórias?

Leia no Estadão

Produção

Ingrid Gonzaga